Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/06/2021 às 14h12min - Atualizada em 01/06/2021 às 16h40min

Diário Oficial publica portaria para a criação e fabricação de 13 satélites brasileiros

O Programa Constelação Catarina propõe a criação e fabricação de 13 satélites em território brasileiro. O objetivo do projeto é monitorar o clima e otimizar a agricultura de precisão

DINO
https://diariooficial-e.com.br

Em maio de 2021, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que apresenta o Programa Constelação Catarina, assim como o Consórcio Catarina. O programa é uma realização da Agência Espacial Brasileira (AEB) e prevê a criação e fabricação de 13 satélites nacionais, chamados de "constelação de satélites", que serão utilizados para aprimorar a agricultura de precisão e prevenir desastres naturais por meio de monitoramento do clima.

A criação e fabricação dos satélites brasileiros

De acordo com a Portaria n.º 590, "o Programa Constelação Catarina compreende um conjunto de iniciativas consorciais voltadas para o desenvolvimento de sistemas espaciais baseados no uso de nanossatélites, que se complementam por meio do compartilhamento colaborativo de infraestruturas espaciais, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações espaciais".

O Consórcio Catarina, por sua vez, diz respeito ao grupo de entidades que participarão como coordenadores nos processos e nas atividades do programa, o qual deverá beneficiar principalmente a Defesa Civil e o setor agropecuário nacional. A portaria, além de orientar a criação do Programa Constelação Catarina, também apresenta todas as instâncias organizacionais, as diretrizes de implementação e a elaboração de um regimento interno que ainda será lançado.

A AEB será membro permanente do Consórcio Catarina, enquanto os outros participantes (assim como clientes) têm seus perfis descritos na portaria. No texto, também consta o perfil do grupo executivo das instâncias do consórcio.

Portaria estabelece diretrizes do programa

Na Portaria n.º 590, encontram-se as principais diretrizes e instrumentos que serão norteadores do programa. De acordo com o texto: "(Art. 1º) § 1º A manufatura e o fornecimento dos sistemas e das infraestruturas espaciais que integrarão a Constelação Catarina fomentarão a indústria espacial no Estado de Santa Catarina e poderão incluir cadeias industriais e de aplicação de outros estados da federação que venham a contribuir para a ampliação do escopo e do impacto do programa. § 2º A estrutura, a organização e os requisitos técnicos para as manufaturas, os sistemas e as infraestruturas espaciais que integrarão a Constelação Catarina serão estabelecidos em documento intitulado Requisitos Técnicos para a Constelação Catarina, sob a responsabilidade de proposição e de atualização dos integrantes do Consórcio Catarina. (...)

(Art. 3º) § 4º O Consórcio Catarina será organizado em duas instâncias: I - o Conselho Catarina; e II - o Grupo Executivo Catarina. § 5º O Consórcio Catarina editará o seu regimento interno, que disporá sobre: I - atribuições do Conselho Catarina e do Grupo Executivo Catarina, incluindo hipóteses de delegação de atribuições do Conselho Catarina para o Grupo Executivo Catarina; II - cláusulas e condições do Acordo de Adesão ao Consórcio Catarina e de sua revisão; III - política de propriedade intelectual; IV - periodicidade de reuniões; V - quórum de deliberação e aprovação; VI - forma de comunicação entre os partícipes; e VII - mecanismos de resolução consensual de controvérsias".

Informações sobre os próximos passos do programa estarão nos Diários Oficiais, como o DOE PR

O Programa Constelação Catarina é bastante promissor e poderá alavancar o cenário tecnológico no Brasil. Para acompanhar todas as informações sobre o projeto e os próximos passos, é preciso acessar o que é veiculado nos Diários Oficiais, como o Diário Oficial do Estado do Paraná (DOE PR) e o Diário Oficial da União, o que pode ser feito de forma gratuita por meio do Diário Oficial-e, site especializado em publicidade legal.



Website: https://diariooficial-e.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp