Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/04/2021 às 13h09min - Atualizada em 19/04/2021 às 15h20min

Adagio Therapeutics anuncia financiamento da série C no valor de US$ 336 milhões para apoiar o rápido avanço do novo anticorpo ADG20 para o tratamento e prevenção da COVID-19

Capital adicional para financiar o estudo pivotal STAMP do ADG20 projetado para apoiar a apresentação de autorização de uso emergencialO financiamento acompanha a nomeação no primeiro trimestre da veterana da indústria e do setor bancário Jane Henderson como diretora financeira

DINO

A Adagio Therapeutics, Inc., uma empresa de biotecnologia que desenvolve os melhores anticorpos para neutralizar amplamente os coronavírus, anunciou hoje a conclusão de um financiamento da série C no valor de US$ 336 milhões liderado pela RA Capital Management, com participação de novos investidores, incluindo Redmile Group, Federated Hermes, Foresite Capital, ArrowMark Partners, PremjiInvest e outro investidor líder em assistência médica. Os investidores existentes Fidelity Management & Research Company, LLC, OrbiMed, Polaris Partners, Mithril, GV, Population Health Partners, Adimab e Omega Funds também participaram do financiamento.

O financiamento apoiará o avanço contínuo do ADG20, o principal candidato clínico da Adagio, que está sendo desenvolvido como um agente único para o tratamento e a prevenção da COVID-19, a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, bem como potenciais futuros coronavírus. O ADG20 se distingue de outros tratamentos com anticorpos para o SARS-CoV-2 em virtude de sua capacidade de neutralizar de maneira eficaz e duradoura uma ampla gama de sarbecovírus, incluindo o SARS-CoV-2 e suas variantes emergentes, com alta potência. Dados pré-clínicos gerados pela Adagio e validados pela Universidade de Oxford em um manuscrito recente da Cell mostram que o ADG20 combina potência, amplitude e neutralização completa do SARS-CoV-2 e todas as variantes atualmente conhecidas.

“A pandemia da COVID-19 continua sendo uma grande crise de saúde no mundo todo e, mesmo com autorizações de uso emergencial para vacinas e terapias baseadas em anticorpos, continua existindo uma necessidade significativa de medicamentos para tratar e prevenir a infecção por COVID-19. Estamos avançando o ADG20 por meio de uma estratégia de desenvolvimento rápido com base em dados pré-clínicos que demonstram seu melhor potencial para o tratamento de todas as variantes conhecidas da COVID-19 hoje em dia”, disse Tillman Gerngross, Ph.D., cofundador e CEO da Adagio. “Este financiamento é uma prova da qualidade da nossa ciência, a execução implacável pela equipe da Adagio e por Jane Henderson, que se juntou a nós como diretora financeira no início do ano e possui um histórico de 32 anos de estratégia, execução e operações financeiras e corporativas. Com o apoio deste sofisticado grupo de investidores, estamos devidamente capitalizados para continuar nosso desenvolvimento acelerado e comercialização final do ADG20 para beneficiar as muitas pessoas em risco de mortalidade por COVID-19.”

A Adagio iniciou um estudo de Fase 1 do ADG20 em voluntários saudáveis e um ensaio clínico fundamental de Fase 1/2/3 em indivíduos de alto risco com COVID-19 leve ou moderado, o estudo STAMP. O ensaio foi estrategicamente projetado para permitir o rápido avanço do ADG20 para dados de prova de conceito, que, se positivos, têm como objetivo apoiar a apresentação de uma autorização de uso emergencial. Além disso, a empresa está a caminho de iniciar um terceiro ensaio clínico no segundo trimestre de 2021, avaliando o ADG20 para a prevenção da COVID-19 sintomática.

“Conforme mapeamos a vacina e o cenário terapêutico em face das variantes emergentes do SARS-CoV-2, reconhecemos que o mundo vai precisar do tipo de anticorpos amplamente neutralizantes, convenientes, potentes e de longa duração desenvolvidos pela Adagio”, disse Peter Kolchinsky, Ph.D., sócio-gerente da RA Capital. “Não só precisaremos desses anticorpos para tratar os pacientes e mantê-los fora dos hospitais, mas também para vacinar passivamente os milhões de pacientes que não apresentam uma resposta forte o suficiente às vacinas disponíveis, permitindo que contribuam para a imunidade coletiva. Isso exigirá uma fabricação em grande escala e faz sentido destinar esses recursos aos melhores anticorpos. Mais além do SARS-CoV-2, a tecnologia poderia ter aplicabilidade contra futuros surtos de doenças, estendendo-se até mesmoàgripe sazonal, que mata dezenas de milhares de pessoas a cada ano. Acreditamos que a Adagio está posicionada para o sucesso de curto e longo prazo, com potencial para ter um impacto profundo na saúde global. Estamos entusiasmados em apoiar a talentosa equipe da Adagio e sua ciência inovadora na luta contra esses vírus respiratórios.”

Henderson acrescentou: “Desde que entrei na Adagio no início deste ano, tenho testemunhado a paixão e o enorme progresso feito por nossa equipe em tratamentos avançados para lidar com milhões de vidas afetadas pela COVID-19. Acredito que o ADG20 é apenas a primeira oportunidade em nossa missão de apresentar terapias seguras e eficazes que tratam e previnem futuros surtos globais. Com este financiamento e consórcio de investidores, estamos em uma posição ainda mais forte para executar nossa principal prioridade de fornecer o ADG20 a pacientes no mundo inteiro, enquanto também planejamos nosso pipeline para o futuro”.

Henderson possui uma combinação de experiência em empresas, conselhos e bancos de investimento em empresas biofarmacêuticas públicas e privadas. Ela ocupou cargos de nível executivo em finanças e desenvolvimento corporativo em várias empresas de biotecnologia, incluindo Turnstone Biologics, Voyager Therapeutics, Kolltan Pharmaceuticals (adquirida pela Celldex) e ISTA Pharmaceuticals (adquirida pela Bausch + Lomb). Além de sua experiência no setor, a ampla experiência da Henderson em bancos de investimento em saúde inclui a execução de mais de 95 fusões e aquisições, negócios de consultoria e financiamento como diretora administrativa e outras funções sênior no HSBC Holdings plc, Banco Imperial Canadense de Comércio, Lehman Brothers e Salomon Brothers. Henderson possui um bacharelado em Psicologia pela Universidade de Duke e atualmente é membro do conselho de administração de várias empresas de capital aberto.

Sobre o ADG20

O ADG20, um anticorpo monoclonal direcionadoàproteína spike do SARS-CoV-2 e coronavírus relacionados, está sendo desenvolvido para a prevenção e tratamento de COVID-19, a doença causada pelo SARS-CoV-2. O ADG20 foi projetado e desenvolvido para possuir alta potência e ampla neutralização contra o SARS-CoV-2 e sarbecovírus de clade 1 adicionais, por direcionamento a um epítopo altamente conservado no domínio de ligação do receptor. O ADG20 exibe atividade neutralizante potente contra a cepa do SARS-CoV-2 original bem como todas as variantes preocupantes conhecidas. O ADG20 tem o potencial de impactar a replicação viral e a doença subsequente por meio de vários mecanismos de ação, incluindo o bloqueio direto da entrada viral na célula hospedeira (neutralização) e a eliminação de células hospedeiras infectadas por meio da atividade imune efetora inata mediada por Fc. O ADG20 é formulado em altas concentrações, permitindo a administração intramuscular para prevenção e tratamento da COVID-19, e foi projetado para ter uma meia-vida longa, permitindo proteção imediata e durável. A Adagio está avançando o ADG20 através de vários ensaios clínicos em uma base global.

Sobre a Adagio Therapeutics

A Adagio está desenvolvendo os melhores anticorpos que podem neutralizar amplamente o SARS-CoV-2, o SARS-CoV e outros coronavírus pré-emergentes. O portfólio de anticorpos da empresa foi otimizado usando os recursos de engenharia de anticorpos líderes da indústria da Adimab e foi projetado para fornecer aos pacientes e médicos uma combinação insuperável de potência, amplitude, proteção durável (via extensão de meia-vida), capacidade de fabricação e preço acessível. O portfólio de anticorpos do SARS-CoV-2 da Adagio inclui vários anticorpos amplamente neutralizantes não concorrentes com epítopos de ligação distintos, liderados pelo ADG20. A Adagio garantiu a capacidade de fabricação para a produção do ADG20 com fabricantes terceirizados por meio da conclusão de ensaios clínicos e, se aprovado pelas autoridades regulatórias, por meio do lançamento comercial inicial. Para mais informações, acesse www.adagiotx.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Assessoria de imprensa:

Dan Budwick, 1AB

[email protected]

Investidores:

Monique Allaire, THRUST Strategic Communications

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp