O ano de 2020 trouxe o isolamento social e, com ele, surgiu a necessidade de se procurar alternativas na hora de presentear pessoas e demonstrar carinho em datas especiais. Durante esse período, foi possível observar 68% de aumento nas vendas por meio de lojas virtuais segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Com o mercado de presentes não foi diferente: além da comodidade de se poder entregar o mimo em qualquer endereço, a pessoa que está presenteando pode fazer suas compras sem sair de casa e respeitando o distanciamento necessário.
Na Cestas Michelli, empresa do Grupo Giuliana Flores, o público que parece ter tirado mais proveito dessa forma diferente de presentear foram as mulheres entre 25 e 34 anos de idade, segundo dados de Analytics da empresa. Essa faixa etária representou mais de 33% do total de visitas no site de presentes. Por sua vez, o sexo feminino representou mais de 63% do total de pessoas que passaram pela loja virtual. Em comparação com o ano anterior, esse público cresceu 76% na plataforma.
O público mais jovem, contudo, também passou a se interessar mais por formas diferentes de presentear: mulheres de 18 a 24 anos foram as que mais cresceram na loja virtual. Nessa faixa houve aumento de 335,75% na comparação entre 2019 e 2020. No perfil masculino, também há destaque: o percentual de visitas na faixa entre 25 e 34 anos subiu 126,7% no mesmo período de comparação.
Entretanto, é possível dizer que o interesse por entrega de cestas de presentes aumentou de forma geral. O crescimento na comparação entre janeiro a novembro de 2019 e janeiro a novembro de 2020 mostrou que as visitas totais cresceram 72,15% no período, mostrando que presentear com chocolates, flores e outros mimos usando meios tecnológicos e com possibilidade de entrega em diversos locais do Brasil e do mundo é tendência.