Cresce o número de empresários brasileiros que já sabem o que é o Pix, segundo levantamento feito pela Stone, uma Fintech brasileira de meios de pagamentos, entre os dias 4 e 9 de dezembro, quase um mês após o início oficial do modelo de pagamento.
O estudo contou com a participação de 1.360 lojistas de todas as regiões brasileiras, dos quais 26,3% eram varejistas, 20% do setor de alimentos, 7,6% de roupas e acessórios, 7,7% de serviços de saúde, 12,8% da indústria de papel e 25,6% de outros segmentos.
Do total de entrevistados, 80% disseram saber o que é o Pix e 58,6% estão dispostos a receber e/ou pagar pelo novo modelo. Em comparação com a primeira pesquisa de Stone em novembro, antes do lançamento do serviço, 77% dos empreendedores disseram que não sabem se estão prontos para usar o serviço e 64% nem mesmo sabem o que é Pix.
"A Stone, como desenvolvedora de soluções para empreendedores, tem atuado de maneira ainda mais próxima dos lojistas para que eles se sintam ainda mais seguros com o uso do Pix. O objetivo é tornar o método tão conhecido como os outros já utilizados pelos comerciantes, assim eles seguirão se familiarizando com o novo cenário", explica Breno Maximiano, head de Banking da empresa de tecnologia financeira.
Mesmo em novembro, 24% dos entrevistados que sabiam o que é o Pix, não estavam se sentindo confiantes sobre o método de comunicação publicado até aquele momento. Hoje, esse percentual de todos os entrevistados é de 36,8%. De acordo com o estudo, as principais dúvidas dos lojistas são em termos de custos e taxas, segurança, usabilidade e funcionalidade do meio de pagamento.