“Tem muita informação distorcida, principalmente nas redes sociais. Não vamos acabar com a praia nem com as tartarugas. Vamos manter a vegetação costeira e utilizar tecnologia de ponta para minimizar impactos”, argumenta o gerente geral de pré-operação, Romeu Rodrigues.
Romeu ressalta que só falta a licença prévia para o empreendimento “deslanchar” e insiste que não existe uma “negativa” do Ibama. “O Ibama deu o parecer dele, pedindo documentação e fazendo sugestões. Nosso projeto praticamente não muda em nada. Acreditamos que nos próximos meses teremos um retorno favorável”, sinaliza.
A Imetame diz que obras do porto, em Aracruz, também estão na iminência de decolar. Um contrato já foi fechado com um empresa Norueguesa, o que reforça ainda mais a necessidade de serem cumpridos os prazos, diz Áureo Leal, diretor executivo da empresa.
Detalhes dos projetos
Porto Central (Presidente Kennedy)
Investimento
R$ 7 bilhões
Empregos
4,8 mil, quando a implantação do porto estiver concluída
Fluxo de embarcações
1,8 mil
Estaleiro
O porto contará com um estaleiro com capacidade para reparar 45 navios por ano
Cronograma: 2015-2016
- Licitação de empreiteira
- Financiamento
- Concessão de licenças
2018
Estimativa para acontecer a primeira carga (fase 1)
2019
Entra em operação a fase 2, com possibilidade de uso da rede férrea
Até 2020
Finalização da construção da obra e início da operação (fase 3)
Manabi (Linhares)
Investimento
R$ 2 bilhões
Empregos
1,5 mil, durante a obra
Movimentação
25 milhões de toneladas e 150 navios/ano
Já conseguiu
- Aquisição das propriedades
- Aceite do EIA/Rima
- Realização das audiências públicas
- Assinatura do contrato de adesão com a SEP
- Parecer favorável da Marinha do Brasil para implantação do terminal
Pendência
Em maio de 2015, o Ibama deu parecer com solicitação de informações complementares para o projeto
O que falta conseguir
- Licença de Instalação
- Licença de Operação
Imetame (Aracruz)
Investimento
R$ 300 milhões
Fase I
- 1º cais dedicado a load-out
- Galpão de montagem final e testes
- Galpão de 30 metros de altura e duas pontes de 150 toneladas
- Tempo de construção: 24 meses
Licenciamento (cronograma)
- 2009: Início do projeto
- Dezembro 2012: Licença prévia
- Maio de 2014: Licença de instalação
- 2015: Início de produção e montagem
- 2016: Previsão para o primeiro load-out
Lava Jato não vai afetar contratos com estaleiro
O casco do segundo navio-sonda – O Guarapari – a ser construído para a Petrobras no Espírito Santo deve chegar ao Estaleiro Jurong, em Aracruz, ainda este ano. Apesar da crise da estatal e das incertezas geradas pela Operação Lava Jato, o gerente de desenvolvimento e negócios da empresa singapurense, Cícero Grams, acredita que a petrolífera brasileira conseguirá manter os acordos feitos para a construção de sete navios-sonda e duas plataformas no Estado.
Cerca de 160 condicionantes, muitas delas relacionadas a questões ambientais, estão sendo cumpridas pelo estaleiro, que atualmente está com 70% das obras concluídas. Um total de 2 mil empregos diretos foram gerados, segundo a empresa , que contará com a mão de obra de 5,4 mil funcionários quando estiver em funcionamento. Cícero vislumbra que a Jurong poderá atrair navios da África para passar por reparos na base de Aracruz.
Recorde de R$ 60 milhões em negócios em apenas um dia de evento
Em apenas um dia, as rodadas de negócios da Mec Show promoveram o fechamento de R$ 60 milhões em contratos futuros entre grandes empresas e fornecedores locais. O valor é o maior em oito anos do evento, de acordo com o Sindifer. Com 60 empresas ofertantes inscritas, foram realizadas 210 reuniões de fornecedores com as nove âncoras do evento: ArcelorMittal, Estaleiro Jurong, Petrobras, Petrobras Distribuidora, Vale, Fibria, Transpetro, EDP Escelsa e Samarco. Realizada pelo Sebrae-ES, a ação visa aproximar e criar uma oportunidade para as micro e pequenas empresas negociarem diretamente com as grandes corporações. Ao todo, foram ofertados 46 demandas de produtos e bens, como andaimes, arames e cabos de aço, além de 116 itens de serviço, como vigilância e estruturas.