06/11/2020 às 13h10min - Atualizada em 07/11/2020 às 00h20min

Inovação tecnológica traz novos equipamentos para trabalhadores do campo

Máquinas agrícolas cada vez mais tecnológicas colaboram para atender a falta de mão de obra especializada.

DINO
http://www.jacto.com

Há mais de 50 anos a humanidade tem testado possibilidades de se alcançar a tecnologia dos veículos autônomos. Muitas empresas têm investido em estudos para garantir que as máquinas funcionem de forma efetiva e segura, mesmo sem um motorista.  

Antes de serem vistos nas cidades, circulando pelas ruas, entretanto, esta tecnologia já poderá ser vista nos campos brasileiros, uma vez que a complexidade do controle de obstáculos e a segurança dos operadores podem ser consideradas menores. 

A automação no campo é uma necessidade no nosso país, uma vez que há falta de mão de obra especializada para atender a alta demanda de produção. Uma das novidades apresentadas pelas indústrias de maquinários este ano, traz já um primeiro passo de muitos que serão vistos daqui para frente: um pulverizador autônomo, que trabalha de forma remota sem a necessidade de um operador ‘dirigir’ o trator.

Desenvolvido por uma empresa nacional, o equipamento possui controle autônomo de operações, com monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console que pode estar na mão do gestor da frota.

A tecnologia permite trabalhar com mais de um veículo ao mesmo tempo, com a função comboio e alinhamento virtual das máquinas, resolvendo a falta de mão de obra capacitada para operar máquinas altamente tecnológicas.

Com o pulverizador autônomo, é necessário apenas um gestor que compreenda as funções e saiba utilizar o sistema para fazer as configurações e acompanhar o trabalho em campo. Este gestor poderá controlar várias máquinas ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de pulverização e agilizando o trabalho.  

O veículo apresenta também gerenciamento de controle de obstáculos inteligente, que para automaticamente quando identifica um empecilho, sendo que o gerenciador do veículo pode decidir quais ações vai tomar.

“Estamos apresentando uma solução totalmente nova para o produtor. É uma solução completa de serviço de aplicação, monitoramento da operação de pulverização e tecnologia veicular de ponta, que permite ganhos significativos na parte operacional baseados em informações coletadas tanto na própria máquina como do ambiente, permitindo uma operação de pulverização com qualidade e precisão”, avalia Rodrigo Madeira, gerente de negócios de pulverizadores automotrizes da Jacto, empresa que apresentou a novidade recentemente.

Pulverização Inteligente – A máquina é autônoma, mas precisa estar tecnologicamente equipada para atender a pulverização também de forma efetiva. Por isso, foi desenvolvida com um sistema de multiventiladores combinado com o exclusivo sistema de pulverização Multicontrol, com o corte de seções inteligente. Um sistema inédito de escaneamento a laser mede o porte da planta e controla o volume de aplicação e o volume de ar, controlando a rotação dos ventiladores.

“O sistema de escaneamento a laser avalia a massa foliar da planta e identifica o tamanho e proporção da planta, bem como onde existe massa verde. Estas informações servem de entrada para o controle do sistema de pulverização", explica Paulo Henrique Bueno, gerente de negócios de pulverizadores tratorizados da empresa.

A jornada de trabalho de cada equipamento pode ser configurada individualmente, por operação, sendo todos os sistemas interligados para maximizar o trabalho na cultura, incluindo a função de retorno automático para o ponto de abastecimento.

Com a função ‘Siga o líder’, as máquinas deslocam-se interligadas virtualmente. O monitoramento remoto da operação na função comboio utiliza o conceito de comunicação entre máquinas.

Desde 2008, a empresa trabalha no desenvolvimento deste equipamento autônomo e a expectativa é que o serviço esteja em operação em 2021 para citros e que novos modelos entrem em fase de validação, sobretudo para silvicultura, onde os testes já estão avançados.



Website: http://www.jacto.com
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp