24/02/2021 às 08h51min - Atualizada em 24/02/2021 às 08h51min

Dorlei participa de evento com a presença de Bolsonaro, em Brasília

Da Redação - Com informações Agência Brasil
Prefeito Abraao Lincon, deputado Neucimar Fraga, presidente Jair Bolsonaro, prefeito Dorlei Fontão (da esquerda para direita)

O prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão da Cruz, participou nesta terça-feira(23) de um evento com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. O evento ocorreu em Brasília.

Dorlei estava acompanhado do deputado federal Neucimar Fraga, do prefeito de Água Doce do Norte Abraao Lincon e do prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo.

Na solenidade o governo federal disponibilizou aos gestores municipais de todo país um guia com orientações para os primeiros 100 dias de administração. Batizado de Agenda Prefeito + Brasil, o guia foi lançado em cerimônia no Palácio do Planalto. Além de Bolsonaro o lançamento da agenda contou com a participação de ministros, senadores, deputados e prefeitos de dezenas de cidades.


 


Agenda Prefeito + Brasil
O documento está 
disponível para download no Portal Federativo. Com foco nos prefeitos eleitos e reeleitos, o guia traz orientações de gestão, legislação atualizada e boas práticas para o início do ciclo de quatro anos de mandato. O objetivo, de acordo com a Secretaria Especial de Assuntos Federativos, é aprimorar a prestação de serviços públicos à população dos 5.568 municípios brasileiros. 

O guia traz, por exemplo, informações sobre recursos financeiros e consórcio para a gestão municipal, orientações sobre como usar a Plataforma +Brasil, modelos de planejamento estratégico, exemplos de boas práticas de transparência e prestação de contas. 

"Pra muitos de nós, como foi pra mim, o início de uma gestão no Executivo não é fácil. Nós devemos contar com meios e o que é mais importante, com gente de confiança ao nosso lado", afirmou o presidente Jair Bolsonaro durante o lançamento da plataforma. 

O guia está dividido em cinco eixos: gestão municipal, eixo governança, eixo social, eixo território e eixo finanças. Cada um deles traz orientações específicas sobre boas práticas de gestão.

O guia também oferece a oportunidade para prefeitos e gestores fazerem parte da Rede do Prefeito +Brasil. "Nessa rede, os prefeitos aderem pelo Portal Federativo, inscrevem seus dados e passam a receber, semanalmente, informes federativos, com orientações das entregas dos ministérios", afirmou a secretária especial de Assuntos Federativos, Deborah Arôxa.

O Informe Federativo é uma publicação mensal com um serviço de curadoria de informações de interesse de gestores estaduais e municipais. No documento, são apresentadas as principais informações do Poder Executivo federal e do Poder Legislativo que impactam o dia a dia dos municípios.

Segundo o governo, serão lançados em breve dois novos guias para prefeitos, um com orientações para os 200 dias de mandato e outro com orientações para o primeiro ano de gestão municipal. Coordenado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, vinculada à Secretaria de Governo, o guia contou com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e mais de 30 ministérios, órgãos, instituições e colaboradores independentes.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp