Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/08/2020 às 15h37min - Atualizada em 20/08/2020 às 00h03min

Especialista em educação financeira destaca dicas para economizar dinheiro

Brasil registrou um aumento de aproximadamente 40% no consumo de bens materiais em 2020, e Uesley Lima fala sobre contenção de gastos

DINO

A crise gerada pelo novo coronavírus incentivou grande parte dos comerciantes a investir seus recursos no e-commerce. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostra que houve um aumento de 40% no número de vendas on-line. Os setores que mais cresceram foram: calçados (99,44%), bebidas (78,90%), eletrodomésticos (49,29%), autopeças (44,64%), supermercado (38,92%), artigos esportivos (25,75%), móveis e decoração (23,61%) e moda (18,38%).

Poupar dinheiro é um grande desafio, principalmente no Brasil. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), 75% dos brasileiros não fazem qualquer tipo de economia. Diante desse cenário preocupante, o fundador do Grupo The One e especialista em educação financeira, Uesley Lima, destaca 3 dicas sobre como economizar em tempos de crise.

"O primeiro passo é se organizar e analisar o quanto você ganha e o quanto você gasta para, com isso, estabelecer uma quantia para poupar todo mês. Criar o hábito de poupar entra naquilo que chamamos de fase de acumulação", destaca Uesley. A fase de acumulação é a principal fase da educação financeira, na qual o indivíduo trabalha e acumula o máximo de recursos que consegue ao longo da vida, seja em bens materiais ou em dinheiro.

O segundo passo é cortar gastos desnecessários. É comum entrar naquela rotina de gastos, em que se compra tudo que se quer, mas para Uesley esse é o principal erro. "Monte uma planilha com despesas essenciais e outra com despesas desnecessárias. No final, você estabelece um valor máximo para gastar com a planilha considerada desnecessária", destaca Lima.

O celular se tornou o objeto mais importante na vida de grande parte da população, por isso usar aplicativos de controle de gastos também é uma opção eficiente para organizar finanças pessoais, montar planilhas e analisar gráficos de despesas. Segundo Lima, "o terceiro passo também é importante e pode ajudar aquelas pessoas que não têm muito tempo para fazer um planejamento manual. Além disso, alguns aplicativos também mandam aviso quando os cartões são usados acima do estabelecido no planejamento".

Para o educador financeiro, essas são as 3 principais dicas para reduzir os gastos e estabelecer um poder de acumulação mensal. Por fim, ele também destaca a importância de se manter a qualidade de vida mesmo com redução de custos. Para ele, é importante aumentar as reservas ou direcionar o capital economizado para ações produtivas e de crescimento, mas também é necessário preservar o padrão estabelecido, mantendo o conforto e o bem-estar da família.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp