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19/08/2020 às 11h39min - Atualizada em 19/08/2020 às 11h45min

Efeitos da Covid-19 geram um novo cenário para o setor de saúde no Brasil

A grande maioria da população brasileira não tem acesso a soluções de saúde adequadas ao que precisa, muito menos dentro dos padrões mínimos de qualidade que espera.

DINO
https://segurointernacao.com.br

Nos últimos cinco anos os planos de saúde no Brasil perderam mais de 3,4 milhões de usuários, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como consequência do cenário econômico. Somado a essa realidade, o déficit na capacidade de atendimento no sistema público de saúde é historicamente elevado. Os desafios vão da falta de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais, até o acesso mais econômico a medicamentos. Fora dessa equação ainda temos, entre outros, as terapias preventivas, serviços de psicologia e serviços odontológicos.

A pandemia do coronavírus trouxe novamente à tona temas recorrentes que impactam a população menos favorecida, principalmente quando se fala sobre acesso à soluções de saúde. Nesse sentido, a grande maioria dos brasileiros não tem acesso às soluções de saúde, muito menos dentro dos padrões mínimos de qualidade que se espera, com as limitações que o SUS impõe, diante as implicações financeiras de quem depende da sua própria força de trabalho (autônomos), quando acometidos por alguma enfermidade grave, que exige internação hospitalar.

Desde o início da pandemia, em Março/20, o número de pesquisas online entre os maiores buscadores digitais cresceu mais de 50% sobre soluções de saúde, suas proteções, abrangência, valores e reputação das empresas do setor. O cenário adverso de extrema complexidade hospitalar a partir do 1º trimestre de 2020, provoca e questiona a sustentabilidade do modelo atual de planos de saúde, tanto para pessoas físicas, quanto para o mundo empresarial.

Uma realidade preocupante como essa gerou iniciativas importantes de empresas, como a insurtech Amar Assist, que atua como plataforma digital de marketing, vendas e gestão de seguros e assistências. Atenta a esse momento, a Amar desenvolveu soluções de saúde voltadas ao mercado consumidor de pessoas físicas de baixa e média renda, como também ao mercado corporativo de pequenas e médias empresas (PME), posicionando seus produtos como simples de contratar (online) e utilizar, como também de valores baixos.

Nos últimos meses, houve uma forte mudança na atribuição da importância e percepção de necessidades relacionadas à proteção da saúde familiar, conforme comenta Bruno Gallo, CEO da Amar Assist, “O timing se encaixou perfeitamente com o que havíamos desenvolvido em nossa proposta de inclusão social e democratização das soluções em saúde em nossa plataforma. Como exemplo, a telemedicina agora é vista como protagonista em demandas por serviços de atendimento online à distância, combinados a uma série de facilidades digitais, acessíveis através do celular e que vieram para ficar. Nossa estreita relação com a nossa base de clientes, percepção de tendências e rapidez de resposta às demandas cada vez mais dinâmicas colocam a Amar Assist na condição de prover soluções de vanguarda aos mercados que assiste e atende, tanto no B2B, como no B2C".

Dentre as soluções que a Amar desenvolveu ganham destaque o Seguro de Proteção à Renda por internação hospitalar e o Amar Mais (Saúde). O Seguro de Proteção à Renda por internação hospitalar garante uma indenização em caso de Internação hospitalar por doença ou acidente em toda rede pública e privada de hospitais.  Para cada dia internado o segurado receberá uma indenização diretamente em sua conta corrente, para usar da forma que achar melhor. Essa indenização pode ser de R$ 250,00 a R$1.000 por dia de internação.

Já o produto Amar Mais traz a modernidade e comodidade da telemedicina, com consultas online por vídeo chamada, consultas presenciais, exames, serviços estéticos e odontológicos a baixíssimos custos, apoiados por um aplicativo completo de geolocalização da rede credenciada, histórico médico do beneficiário, agendamento de atendimentos, carteirinha digital, entre outras coberturas acessórias, incluindo o Seguro Internação Empresas – www.segurointernacao.com.br.

Segundo Marcelo Leonardi, Gestor de Performance e Novos Canais da Amar Assist, os 2 produtos são como módulos que se complementam e, por isso, podem ser comprados juntos ou separados. “Os produtos foram desenhados para atender uma camada desassistida da população em geral e de empresas que, sem verba orçamentária para arcar com os planos de saúde tradicionais ou com a necessidade mais recente de corte de custos, ficam impossibilitadas de beneficiar e proteger seus colaboradores com serviços de saúde de qualidade, que proporcione mais qualidade de vida a eles e, do ponto de vista da empresa, reduza o absenteísmo e aumente a produtividade de cada um.”

A realidade desse contexto é confirmada por pesquisa recente realizada pela empresa que constatou que a maior preocupação da população que não possui plano de saúde está relacionada a um evento de hospitalização, onde os custos são mais elevados, enquanto as maiores preocupações da população com plano de saúde estão relacionadas à dificuldade de manter o plano de saúde e o risco de necessitar de serviços hospitalar durante a pandemia.

Toda crise traz desafios e perdas, mas a humanidade sempre as enfrentou e superou dando passos importantes em relação a seu amadurecimento, desenvolvimento e progresso. Não será diferente quando falarmos da forma com que as pessoas tratarão, daqui para frente, os aspectos preventivos e qualitativos da saúde, em todo seu contexto. Em paralelo, vêm as soluções e serviços que também evoluem e democratizam o acesso sustentável a esses elementos tão essenciais à vida.



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