Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
18/05/2015 às 16h00min - Atualizada em 18/05/2015 às 16h00min

DEM e PTB aguardam definição sobre fusão nos próximos dias

Século Diário
 
Lideranças do DEM e do PTB devem fechar nos próximos dias as negociações para a fusão das siglas em nível nacional. A maioria das lideranças dos dois partidos é favorável à fusão, mas ainda há arestas a serem aparadas. A decisão seria tomada na semana passada, mas foi adiada para ampliar o debate internos nas duas siglas.

 
No Estado, as lideranças dos dois partidos aguardam a definição nacional para acertar os pontos aqui. 
 
Segundo o presidente do PTB no Estado, o ex-deputado José Carlos Elias, a relação com o presidente do DEM capixaba, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, é tranquila. Não há disputa para saber quem vai administrar a nova sigla e os dois devem se reunir assim que a situação for definida em nível nacional para decidir sobre o reflexo local da fusão 
 
Para Elias, há ainda alguns obstáculos a serem ultrapassados para fechar questão, mas a fusão é iminente. Uma das dificuldades a serem superadas é o fato de o PTB comandar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com Armando Monteiro. Já o DEM é o principal opositor ao governo federal. No Congresso Nacional, boa parte do PTB vota com o governo, diferentemente do DEM.
 
Mas o que vem chamando a atenção das lideranças do Estado vai além da discussão sobre a fusão. Segundo Elias, as movimentações sobre a reforma política podem mudar as regras para o próximo ano. Ele acredita que até junho essa mudanças devem estar consolidadas e as conversas poderão ser intensificadas com mais segurança sobre o cenário de 2016.
 
Hoje o PTB tem três prefeituras no Estado e o DEM duas. Na Assembleia o PTB ficou sem representação, já que o próprio José Carlos Elias não disputou a eleição no ano passado para estadual por impedimento da Justiça. O DEM tem dois deputados na Assembleia: Theodorico Ferraço e Edson Magalhães. Ambos os partidos não têm representação na bancada capixaba em Brasília.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp