13/08/2020 às 08h53min - Atualizada em 13/08/2020 às 09h15min

Xalkori (crizotinibe): um medicamento indicado para o tratamento de câncer no pulmão

Xalkori (crizotinibe) é indicado para o tratamento de câncer de pulmão: como funciona, para que serve e quem pode ajudar?

DINO
http://www.precomedicamentos.com.br/principio-ativo/crizotinibe/

Xalkori (crizotinibe) é indicado para o tratamento de câncer de pulmão "não pequenas células" (CPCNP) avançado positivo para quinase de linfoma anaplásico (ALK).

Como o Xalkori funciona?

Xalkori inibe o crescimento do tumor que apresente alterações moleculares no receptor de tirosina quinase ALK.

Depois que usuário ingere a cápsula de Xalkori, a medicação é absorvida e atinge a quantidade máxima no sangue entre 4 e 6 horas. Após 15 dias de uso é atingido um estado de equilíbrio da quantidade de medicação no seu sangue.

Estudos clínicos demonstraram que o tempo mediano para ocorrer resposta tumoral variou de 6,1 a 7,7 semanas nos pacientes que receberam Xalkori para tratamento de câncer de pulmão não pequenas células avançado ALK positivo.

Quais as suas contraindicações?

Xalkori é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade ao crizotinibe ou a qualquer outro componente da fórmula.

O uso de Xalkori é contraindicado em pacientes com insuficiência hepática grave.

Para que o Xalkori seja indicado é necessário que seja realizado um exame no tumor para detectar se ele é do tipo “não-pequenas células” (CPNPC) e é positivo para ALK. Xalkori só mostra benefícios nestes pacientes.

Este exame deve ser realizado por laboratórios com proficiência comprovada na tecnologia específica utilizada. Execução inadequada do ensaio, falhas técnicas ou erros do operador durante a execução do teste pode levar a resultados inválidos.

Qual a dosagem recomendada para uso

A dose recomendada de Xalkori é de 250 mg tomada pela boca duas vezes ao dia. Enquanto estiver tendo benefícios com Xalkori, o  tratamento será continuado. Xalkori pode ser tomado com ou sem alimento. As cápsulas devem ser engolidas inteiras.

A interrupção e/ou redução da dose pode ser requerida com base na segurança e tolerabilidade individuais. O médico deve orientár quanto à dose adequada, caso ele decida modificá-la.

Xalkori pode ser tóxico para o fígado. Sendo assim o médico deve solicitar exames para verificar a função do fígado pelo menos uma vez por mês.

Xalkori pode causar inflamação nos pulmões. E é importante médico ficar atento para sintomas pulmonares que possa apresentar. O tratamento deve ser interrompido permanentemente se ocorrer essa inflamação (pneumonite).

Xalkori pode causar arritmia. Deve-se ter cuidado ao administrar Xalkori a pacientes com histórico de arritmias ou que estejam tomando medicamentos que são conhecidos por prolongar o intervalo QT (característica do exame de eletrocardiograma). Ao usar Xalkori nestes pacientes, deve ser considerado o monitoramento periódico com eletrocardiograma e exames de sangue. Se ocorrerem alterações nos exames, pode ser necessário alterar a dosagem.

Quais cuidados devo ter ao usar o Xalkori?

Bradicardia

Bradicardia foi relatada em estudos clínicos e foi geralmente assintomática. O efeito total de Xalkori na frequência de pulso pode não se desenvolver até várias semanas após o início do tratamento. Evite o uso de Xalkori em combinação com outros agentes bradicárdicos (como por exemplo, beta-bloqueadores, não di- hidropiridinas bloqueadoras do canal de cálcio como verapamil, diltiazem, clonidina e digoxina) na medida do possível, devido ao risco aumentado de bradicardia sintomática (síncope, tonturas, hipotensão). É recomendada a monitorização mensal da frequência de pulso e da pressão arterial. A modificação da dose não é necessária nos casos de bradicardia assintomática. Em casos de bradicardia sintomática, Xalkori deve ser mantido e o uso de medicações concomitantes deve ser reavaliado

Insuficiência Cardíaca

Em estudos clínicos com Xalkori e durante o período pós-comercialização foram relatados eventos adversos graves, com risco de vida ou fatais de insuficiência cardíaca.

Pacientes com ou sem distúrbios cardíacos preexistentes recebendo Xalkori devem ser monitorados para os sinais e sintomas de insuficiência cardíaca (falta de ar, edema (inchaço), ganho rápido de peso decorrente de retenção de líquidos). Interrupção da dose, redução da dose ou descontinuação devem ser consideradas quando apropriadas se tais sintomas forem observados.

 

Sobre outras patologias ou idade no tratamento

Insuficiência hepática

O tratamento com Xalkori deve ser usado com cuidado em pacientes com insuficiência hepática leve e moderada. Xalkori não deve ser utilizado em pacientes com insuficiência hepática grave.

Insuficiência renal:

Não é necessário ajuste na dose inicial para pacientes com insuficiência renal leve e moderada.

Pacientes pediátricos:

A segurança e a eficácia do Xalkori em crianças não foram estabelecidas.

Pacientes idosos:

Não é necessário ajuste na dose inicial.

 

Como saber se o medicamento Xalkori que estou comprando tem procedência

É importante nesse momento validar:

 - Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

 - Checar o Prazo de Validade: não use medicamento com o prazo de validade vencido.  E não jogue a embalagem guarde-o em sua embalagem original e entre em contato pelos meios da matéria abaixo.

Outro ponto é importante observar a características do produto:

Como é cápsula do Xalkori 200 mg:

Cápsula de gelatina dura tamanho 1, branco opaco/rosa opaco, contendo um pó branco a amarelo pálido.

Impressão (logotipo):

  • – Corpo: CRZ 200;
  • – Tampa: Pfizer;
  • – Cor da tinta: preta.


Atenção a informações importante:

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Caso ele esteja no prazo de validade observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Mais informações acesse: https://www.precomedicamentos.com.br/principio-ativo/crizotinibe/ ou Ligue gratuitamente na central de apoio ao paciente Momento Saúde - CAPEMS : 0800 557 7000

Crédito Matéria: Momento Saúde.
Farmacêutica responsável: Dra. Joicy Kelli Lima  CRF/TO  688 
Certificado e Registro do Medicamento Anvisa

https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351725846201208/

 

Global medicamentos Importação e exportação EIRELI CNPJ 19.970.265/0003-02

 



Website: http://www.precomedicamentos.com.br/principio-ativo/crizotinibe/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp