Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/08/2020 às 08h45min - Atualizada em 10/08/2020 às 08h51min

Qual é a melhor idade para colocar aparelho?

Antigamente, usar aparelho era motivo de bullying entre as crianças, mas, felizmente, isso mudou. Hoje, a maioria da garotada usa aparelho dentário sendo essa fato encarado com muita naturalidade. Ainda bem.

DINO
https://instagram.com/dentistamusical

Estar atento à dentição dos pequenos é tarefa que deve começar cedo. Desta forma, fica mais fácil corrigir possíveis imperfeições e até mesmo evitar o surgimento de problemas futuros.

Não existe idade certa para começar a usar aparelho. Desde crianças até os mais velhos, todos podem usar. O que muda é finalidade proposta para cada caso, que deve ser avaliada pelo ortodontista.

Uma curiosidade... Os dentes e seu posicionamento são guiados pela língua, pelos lábios, pelas bochechas e também pela respiração. Quando isso não funciona bem, a arcada acaba apresentando problemas.

As crianças podem começar a usar aparelho antes mesmo de caírem todos os dentes de leite, já que existem problemas que podem ser corrigidos antes mesmo desta fase.

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que a primeira avaliação ortodôntica aconteça entre 5 e 7 anos. Nessa idade, já é possível identificar problemas de oclusão e fazer um diagnóstico precoce.

A partir dessa idade, a dentição começa a trocar, ou seja, dentes de leite começam a dar lugar para os dentes permanentes, e isso ajudara o ortodontista a determinar se há algum problema no desenvolvimento da arcada dentária. Há também deficiências ósseas, muitas vezes hereditárias, que podem ser devidamente tratadas se houver intervenção precoce.

Quando se reconhece a má oclusão no início, muitas vezes o tratamento se torna mais simples, podendo ser resolvido com o aparelho móvel. Por isso, é necessária uma avaliação feita por um especialista para que seja escolhida a melhor hora de intervenção.  

O que pode gerar necessidade de uso de aparelhos ortodônticos na infância são hábitos como chupar dedo, chupeta ou roer unhas, além de problemas respiratórios, que podem levar ao não desenvolvimento correto do maxilar e atrapalhar o correto posicionamento dentário. O diagnóstico precoce é muito importante para crianças que têm o queixo muito para frente ou para trás ou o céu da boca estreito demais. Aproveitar que os ossos ainda não estão calcificados dá aos dentistas opções menos invasivas para intervir nesses problemas.

A dúvida mais comum dos pais é se não é muito cedo para intervir. Existem tratamentos que produzem resultados melhores se realizados logo cedo. Neste momento (entre 5 a 7 anos) pode ser detectado algum problema que precise ser tratado antes de se completar o desenvolvimento total dos ossos da face e da mordida, gerando ótimos resultados, o que não seria possível após o término da fase de crescimento.

Outro fator de extrema importância que justifica o tratamento ortodôntico precoce é a prevenção de algum  trauma físico ou emocional que pode resultar de dentes da frente superiores mal posicionados. Emocionalmente falando, um sorriso não alinhado pode ser alvo de provocações na escola. Sobre um trauma físico, dentes desalinhados também são propensos a ferimentos principalmente ao praticar esportes. Muitas vezes a criança bate a boca e quebra os dentes.

Existem várias opções de aparelhos ortodônticos. Os mais usados por crianças menores são os aparelhos moveis, que trabalham com o desenvolvimento ósseo da criança durante a fase de crescimento. Já os aparelhos fixos, com braquetes ,na maioria das vezes, são indicados para crianças que estão com todos ou quase todos os dentes permanentes na arcada.

Esta indicação é viável devido ao tempo de permanência do aparelho na boca, este deve ser o menor possível, já que dificulta a higiene bucal, aumentando a presença de placa bacteriana.

Resumindo...

Estar atento à dentição dos pequenos é tarefa que deve começar cedo. Desta forma, fica mais fácil corrigir possíveis imperfeições e até mesmo evitar o surgimento de problemas futuros.

 

Este foi um texto escrito pela Dra Simone Cesar, a dentista musical, conheça mais sobre o seu trabalho.

Dra Simone Cesar possui mais de 20 anos de experiência em odontopediatria. A paixão pela profissão surgiu por intermédio de seus pai, mãe e irmãos, que sempre cuidaram de seus pacientes com muito amor e carinho. Atualmente é conhecida como a Dentista Musical e já soma mais de 1 milhão de fãs em suas redes sociais. 

Siga-a em suas redes sociais:

Tiktok: https://www.tiktok.com/@dentistamusical

Instagram: https://instagram.com/dentistamusical

YouTube: https://www.youtube.com/c/DentistaMusical/



Website: https://instagram.com/dentistamusical

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp