04/08/2020 às 10h19min - Atualizada em 10/08/2020 às 00h00min

SiiLA Brasil lança índice do mercado imobiliário comercial brasileiro

SiiLA Brasil Index, ou SBI, traz índice inédito do retorno de renda e retorno do capital do segmento de imóveis comerciais no Brasil

DINO
http://siila.com.br

A SiiLA Brasil lançou nesta quarta-feira, 29, o SBI - SiiLA Brasil Index, o primeiro índice exclusivo do mercado imobiliário comercial. A apresentação da novidade foi conduzida pelo CEO da SiiLA Brasil, Giancarlo Nicastro, e aconteceu online, em uma live no YouTube. Com o índice, o setor imobiliário passa a contar com uma referência para análise de performance de imóveis comerciais. O SBI trará duas métricas: retorno do capital e retorno da renda.

"O SBI torna possível para todas as empresas e executivos do setor acompanharem a média da performance dos imóveis comerciais, permitindo a análise dos riscos e perspectivas do investimento, assim como comparar a análise de portfólio próprio com o mercado no qual seu ativo está inserido", explica Giancarlo.
Participaram também da live de lançamento do SBI o Diretor Comercial e de Pesquisa da SiiLA Brasil, Murilo Marcacini, Martín Jaco, CEO da BR Properties, Ivan Schara, Gerente Executivo de Administração de Participações Imobiliárias da Previ, Ricardo Figueiredo, Analista de Investimentos da Vivesp, e Fábio Farias, Diretor Executivo do GRI Club.

"Do ponto de vista do investidor, quando a gente quer fazer uma aquisição ou uma venda, o fato de termos agora um índice faz com que a gente possa comparar o nosso portfólio, e permite tomar decisões mais profissionais e adequadas. Do ponto de vista da gestão, no dia a dia de uma carteira, um índice é importante para balizar as nossas decisões do dia a dia com parâmetros, com comparativos e com benchmarking. Isso é importantíssimo para correções de rota, saber se estamos no rumo correto, e até como que a gente pode ir atrás de resultados melhores para os nossos acionistas", afirmou durante a live o executivo da BR Properties, Martín Jaco.

Já Ivan Schara falou sobre a carência de um índice para o segmento de imóveis comerciais. "Para um investidor institucional, é necessário um benchmarking. No mercado geral, existem alternativas em diversos segmentos, para renda variável, renda fixa, entre outros, que permitem medir o desempenho de uma carteira. Mas no setor imobiliário existia uma carência em referência. E a principal vantagem da SiiLA Brasil é a base muito rica e ampla, o que traduz a realidade do mercado".

"Quando a gente busca um índice para benchmarking de real estate a gente quer enxergar o ganho de capital das negociações que estão acontecendo no mercado e ganho de renda dos aluguéis. E quanto a gente olha para a metodologia do SBI, a gente vê que é justamente isso que o índice traz" falou Ricardo Figueiredo durante a live de lançamento do SBI.

Para Fábio Farias, do GRI Club, "este novo índice de mercado irá ajudar muito o mercado em relação aos interesses de investidores internacionais. As empresas buscam métricas para definirem as estratégias e o SBI irá nortear estes players sobre o mercado imobiliário comercial brasileiro".
Com o SBI, a SiiLA Brasil pretende promover ainda mais a transparência, a redução do risco de capital e a oportunidade de benchmarking (avaliação comparativa), para o mercado imobiliário.

"Utilizamos uma base completa, com informações coletadas pela nossa equipe de pesquisa em milhares de empreendimentos, para que o índice seja eficiente aos profissionais do setor. A metodologia do índice contempla diversos itens, como taxa de vacância, diferença de preço pedido para o preço transacionado, cap rate, entre outros", completa o CEO da SiiLA Brasil

SiiLA Brasil Index - Geral
O SBI - Geral está disponível para acesso através do site siila.com.br, trazendo o índice compilado da performance de escritórios, condomínios logísticos e shoppings centers. São considerados no SBI - Geral os escritórios, condomínios logísticos e shopping centers em proporções e pesos iguais, ou seja, cada tipo de ativo representa 1/3 do índice.

"No SBI-Geral, um fator que fez o desempenho variar em -1,32% no 2º trimestre de 2020, foi o shopping center, que representa 1/3, e teve um trimestre mais difícil por conta da pandemia da COVID-19" analisa Giancarlo. "O ciclo do mercado imobiliário é longo e por isso é necessário olhar por diversos períodos para conseguir ver a curva de tendência e entender o que está acontecendo no mercado", completa o executivo.

A SiiLA Brasil também oferece, com exclusividade para assinantes, índices segmentados do desempenho por tipo de imóvel e região, como escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Condomínios Logísticos e São Paulo.



Website: http://siila.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp