Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/05/2015 às 18h30min - Atualizada em 09/05/2015 às 18h30min

Governo anuncia concurso para 1,1 mil vagas para professor no Espírito Santo

“O número de servidores efetivos vem sendo reduzido a cada ano e na Sedu há um grande contingente de servidores em contrato de designação temporária (DT)", disse Haroldo Rocha

Folha Vitória

O secretário Estadual de Educação, Haroldo Rocha, anunciou na tarde desta sexta-feira (08) a abertura de 1.100 vagas para professores do ensino médio para nomeação ainda em 2015. Junto com as novas contratações a Secretaria Estadual de Educação (Sedu) também anunciou o concurso de remoção para os efetivos do ensino fundamental e médio da rede estadual. 

A medida foi anunciada durante uma entrevista coletiva logo após um protesto de professores realizado na manhã desta sexta-feira em frente ao Palácio Anchieta. 

O novo concurso tem o objetivo de substituir os professores com contratos de designação temporária por professores efetivos.

“O número de servidores efetivos vem sendo reduzido a cada ano e na Secretaria de Educação há um grande contingente de servidores em contrato de designação temporária (DT). Precisamos recompor o quadro do magistério. A realização de novos concursos irá ajudar não só na racionalização dos custos, mas também na melhoria da meritocracia do serviço público, valorizando os profissionais que precisam estar capacitados e motivados para prestar um serviço de qualidade”, explicou o secretário.

A intenção do secretário é que se faça concurso todos os anos. “A estratégia é que seja realizado anualmente um concurso para professores. Teremos uma equipe dedicada especialmente para que possamos efetivar esses concursos, precisamos que eles sejam realizados com mais frequência. Realizar um concurso na Educação é uma tarefa trabalhosa, mas muito importante para melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual”. 

Segundo o secretário, após identificar inúmeros pedidos de professores pelo concurso interno de remoção, sendo que o último foi realizado em 2012, "vimos a necessidade da realização de um novo concurso, para dar mais segurança e satisfação aos profissionais. O concurso de remoção permite que os professores e pedagogos efetivos, que atuam no ensino fundamental e médio nas escolas da rede estadual, mudem para outra escola, em caráter definitivo. A expectativa é que em torno de 900 professores solicitem a remoção”, avaliou o secretário Haroldo Rocha.

A novidade anunciada é que as inscrições e a escolha das vagas serão realizadas por meio de um sistema online, desenvolvido conjuntamente com a Prodest, com a finalidade de atender a área da educação.

O edital com todas as informações foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (08).

Remoção

Quem estiver interessado no concurso de remoção deve ficar atento à abertura das inscrições que será a partir de 10 horas do dia 27 de maio até as 16h59 do dia 3 de junho. De acordo com Haroldo Rocha, serão vagas para unidades escolares das 11 Superintendências Regionais de Educação, as chamas SRE’s. A carga horária terá uma jornada de 25 horas semanais de trabalho.

Os interessados deverão consultar o site da Sedu (www.educacao.es.gov.br) a partir do dia 20.

“Com a divulgação das vagas, o professor terá tempo para pensar para qual escola com vaga disponível ele pretende solicitar a remoção, até a data de início das inscrições”, ressaltou o secretário.

O sistema disponibilizará um formulário para a escolha da vaga, de acordo com cargo e disciplina do candidato. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp