Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
20/04/2015 às 13h10min - Atualizada em 20/04/2015 às 13h10min

Governo do Estado faz anúncio de investimentos na agricultura

Aqui ES

O Governo do Estado irá lançar até junho o primeiro edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que tem o objetivo de ampliar os investimentos e fortalecer a agricultura familiar no Espírito Santo. O anúncio foi no Palácio Anchieta, pelo governador Paulo Hartung.

Os principais objetivos do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que irá financiar projetos produtivos coletivos da agricultura familiar capixaba, são ampliar os investimentos e fortalecer a agricultura familiar no Espírito Santo, promovendo a inclusão social e econômica e gerando mais oportunidades no campo.

O primeiro edital do Funsaf, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre, prevê um aporte financeiro de R$ 12 milhões. Associações e cooperativas de agricultores familiares receberão apoio técnico às iniciativas na área da agricultura familiar, que serão selecionadas por meio de Chamadas Públicas. O Funsaf contará também com a participação de instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias e prestadoras de serviços de assistência e extensão rural.

O edital inicial será no valor de R$ 3 milhões, direcionado para a reforma agrária, beneficiando as mais de 3.500 famílias assentadas hoje no Estado. Os recursos vão garantir apoio a projetos de associações e cooperativas dos assentamentos de reforma agrária que visem auxiliar os processos de agroindustrialização, beneficiamento e comercialização dos empreendimentos, contribuindo para que eles se tornem mais produtivos e aumentando a geração de renda para os trabalhadores.

Durante o encontro, o governador Paulo Hartung ressaltou que os novos integrantes do Sistema da Agricultura serão importantes para comporem tecnicamente a estrutura da agricultura estadual e auxiliar nas ações para desenvolvimento do setor e alcançar os resultados necessários.

“Nós sabemos o que queremos fazer na área da agricultura e, por isso, temos um novo Plano para ser executado. Entre as novidades, estão os importantes atos assinados hoje, entre eles o lançamento de um edital específico para dialogar com as propriedades familiares. Esse é um passo extraordinário na valorização da agriculta”, exclamou Hartung.

O governador disse ainda que o Governo do Estado está empenhado em cuidar dos desafios da Região Metropolitana da Grande Vitória e do Interior do Estado. “Nosso projeto é cuidar do Estado em sua totalidade e respeitando as características e potencialidades de cada região”, disse.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, afirmou que a nova equipe é experiente e preparada tecnicamente para os desafios do setor e que assume com motivação para construir e implementar políticas públicas que melhorem a vida do homem do campo. Octaciano Neto ressaltou que a Seag e suas instituições vinculadas irão trabalhar com base no planejamento estratégico e elencou seis grandes desafios a serem superados pela agropecuária capixaba.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp