Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
02/07/2020 às 15h51min - Atualizada em 02/07/2020 às 15h51min

"Shots" e suplementos de vitamina D ajudam a aumentar a imunidade? Veja o que funciona!

A imunologista Fátima Fernandes, coordenadora da Associação Brasileira de Alergias e imunologia, explica que a imunidade trabalha em duas frentes

Da Redação - Com informações Folha Vitória

Diversos rumores sobre formas de aumentar a imunidade contra o coronavírus têm aparecido nas redes sociais, como doses de vitamina C, mel e gengibre.

Exemplo disso é que um estudo publicado na sexta-feira (22) no jornal científico BMJ Nutrition, Prevention & Health indica que tomar altas doses de suplementos de vitamina D, além de não ajudar no combate à doença, causa um aumento do nível de de cálcio no sangue, o que pode ser perigoso.

O que funciona?

A imunologista Fátima Fernandes, coordenadora da Associação Brasileira de Alergias e imunologia, explica que a imunidade trabalha em duas frentes. A inata, que é defesa do corpo com a qual já nascemos e não pode ser alterada, e a adquirida, ou adaptativa, a que depende de fatores como alimentação e vacinas e pode ser melhorada.

"Existem fatores que podem melhorar a imunidade, mas nada é milagre. O que sabemos é que, por exemplo, a nutrição afeta a imunidade. Então pessoas que se alimentam mal tem mais risco de ficar doentes", afirma a especialista.

A outra forma de ganhar imunidade é por meio de vacinas, que obrigam o corpo a trabalhar e produzir imunoglobulinas, ativando o sistema de defesa.

Portanto, além da vacina contra a covid-19, que ainda está em fase de testes, uma forma comprovada para aumentar a imunidade é adotar uma dieta balanceada, com ingestão de alimentos que contenham a quantidade recomendada de vitamina, nutrientes, proteínas e minerais.

Shots de imunidade

Diversos youtubers, plataformas e inclusive médicos têm recomendados os chamados "shots" de imunidade contra a covid-19. Em sua maioria são remédios ou misturas de ingredientes que prometem aumentar a imunidade e prevenir doenças.

A especialista recomenda atenção a oportunistas que vendem esses produtos. "Não existe fórmula mágica. As pessoas têm várias recomendações, mas não há nada comprovado. A população tem que entender que pesquisa leva seu tempo. É necessário comunicar para evitar o oportunismo do pânico".

Inclusive, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) interditou o exercício de profissionais que receitaram e aplicaram o soro de imunidade em pacientes com covid-19 em abril.

Para a especialista, o que resta é adotar ao máximo as medidas de proteção para evitar o contágio contra o coronavírus. Lavar as mãos, usar máscaras e evitar ao máximo sair de casa e ter contato com outras pessoas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp