Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
02/07/2020 às 13h34min - Atualizada em 02/07/2020 às 13h34min

Presidente Kennedy e outros nove municípios do Estado já receberam cloroquina

Da Redação
A Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) informou que a cloroquina, encaminhada pelo Ministério da Saúde, é distribuída após verificação do protocolo instituído pelo município para o uso do medicamento.

Além disso, para ter acesso, o município deve encaminhar também documentações e a solicitação da quantidade.

A gerência explicou, ainda, que após validação, é realizada a liberação, tendo o município o prazo de até dois dias úteis para fazer a retirada do medicamento. As distribuições ocorrem de acordo com o estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde ao Estado.

Até ontem, 15 municípios realizaram solicitação do medicamento. São eles: Alto Rio Novo, Aracruz, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Ibatiba, Itapemirim, Iúna, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e São Gabriel da Palha. Desses, 10 já estão com os produtos liberados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica também informou que está elaborando um protocolo municipal para, posteriormente, solicitar a medicação à Sesa.

Pacientes relatam não ter essa medicação disponível em Presidente Kennedy
Indagado pela nossa redação quanto ao município ter recebido as medicações mas não está disponível para a população, o secretário Jairo Fricks disse que a secretraria está trabalhando para formalizar protocolos e critérios recomendados pela SESA. Disse ainda que a secretaria não pode ofertar a medicação antes de completar esse procedimento e que em breve estará disponível.

Disponibilização da cloroquina
> A SECRETARIA de Estado da Saúde (Sesa) está disponibilizando cloroquina para municípios que desejarem usar a medicação em pacientes no combate ao novo coronavírus.
> O medicamento é encaminhado pelo Ministério da Saúde e distribuído após verificação do protocolo instituído pelo município para o uso do produto.
> Após validação, é realizada a liberação, tendo o município o prazo de até dois dias úteis para fazer a retirada do medicamento.

Orientação
> O Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou em entrevista há alguns dias que as prefeituras têm liberdade para a utilização do medicamento na rede de saúde municipal, mesmo que a decisão seja contrária ao que é recomendado pelo Estado.
> “Nunca proibimos o uso da cloroquina no Estado. Sempre foi respeitada a decisão médica e a decisão das entidades públicas e privadas de adotarem protocolos próprios”, disse o secretário.
> Na ocasião, ele disse ainda que toda orientação foi passada para as cidades para o uso, mas que o Estado mantém a orientação da não recomendação do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina com prescrição universal em pacientes graves ou leves.

Municípios que fizeram o pedido
> Alto Rio Novo, Aracruz, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Ibatiba, Itapemirim, Iúna, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e São Gabriel da Palha.

Cidades que já retiraram os medicamentos
> Cachoeiro de Itapemirim, Montanha, Aracruz, Marilândia, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Ibatiba, Castelo, São Gabriel da Palha e Alto Rio Novo.
> A quantidade não foi informada.

Fonte: Sesa


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp