Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
30/06/2020 às 16h48min - Atualizada em 01/07/2020 às 00h12min

ONG lança plataforma para alertar pais sobre cuidados com a saúde e a importância da imunização dos bebês prematuros

ONG Prematuridade.com pretende informar os pais sobre as medidas que podem contribuir para o crescimento saudável dos pequenos, com destaque para a vacinação.

DINO

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros - ONG Prematuridade.com lança a "Plataforma de Cuidados com o Bebê Prematuro", para informar as famílias sobre o que fazer para preservar a saúde das crianças  nos primeiros 24 meses de vida. Após se cadastrarem no portal www.prematuridade.com/proteger , os pais receberão todos os meses lembretes via SMS sobre os cuidados necessários, incluindo o calendário de imunização.

"Não raro, os pais esquecem de vacinar seus filhos, ou mesmo protelam a vacinação, podendo prejudicar a saúde das crianças, especialmente o prematuro. Com a pandemia, a situação piorou porque algumas famílias estão com medo de ir até o posto. Queremos empoderar os pais com informações para mostrar que, mais do que nunca, a vacinação deve ser mantida", afirma Denise Suguitani, diretora executiva da ONG Prematridade.com.

Segundo a ONG, no Brasil, nascem por ano 340 mil crianças prematuras que, por serem mais suscetíveis a doenças por causa do sistema imunológico imaturo, precisam de acompanhamento de uma equipe multiprofissional nos primeiros dois anos de vida. Atualmente, existem poucas plataformas digitais voltadas para a prematuridade, embora esses bebês requeiram cuidados especiais – medicamentos, terapias, vacinas e consultas médicas

Calendário de Imunizações de Prematuros –  As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIM) emitem calendário de vacinações e imunizações para prematuros; entre as recomendações, a imunização contra o VSR (vírus sincicial respiratório), principal responsável por problemas respiratórios em bebês, incluindo bronquiolite. O VSR é um vírus de caráter sazonal, que circula no Brasil entre os meses de janeiro a julho aproximadamente, conforme a região geográfica.

 

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros - ONG Prematuridade.com nasceu em 2014 como a primeira organização sem fins lucrativos no Brasil dedicada à prevenção do parto prematuro, à educação continuada para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas voltadas aos interesses das famílias de bebês prematuros. Hoje reúne três mil famílias e mais de 40 voluntários em 16 estados da federação. Com sede em Porto Alegre, representa o Brasil na World Prematurity Network, uma rede global de organizações em prol dos prematuros. Também é membro da Rede Nacional Primeira Infância, da Organização Mundial da Saúde.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp