26/06/2020 às 09h16min - Atualizada em 26/06/2020 às 09h21min

Psicoterapia: para que serve e como funciona uma sessão?

Cercadas de tabus sociais, a psicoterapia pode ser a salvação para muitas pessoas que sofrem com transtornos mentais

DINO
https://clinicaliberty.com.br/

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 23,9% da população brasileira possui algum transtorno mental relacionado a ansiedade e 5,8% sofrem com depressão. 

A saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço e importância na mídia e na vida das pessoas. É importante refletir sobre os aspectos que podem acionar gatilhos emocionais e levar as pessoas a desenvolver distúrbios que podem ser identificados e tratados com psicoterapia. 

Além disso, a psicoterapia também pode ajudar a lidar melhor com as situações conturbadas da vida cotidiana.

O que é psicoterapia?

A palavra psicoterapia tem origem grega e é o resultado de duas expressões. Psyche significa mente e therapeuein quer dizer curar. 

Sendo assim, essa terapia trata toda e qualquer questão relacionada a mente humana e transtornos mentais, como a depressão, ansiedade, problemas em se relacionar com o próximo, dificuldade na criação dos filhos, na carreira, etc.

O papel do psicólogo é ajudar o paciente a lidar melhor com seus conflitos e praticar o autoconhecimento para fazer reflexões com mais propriedade e de forma assertiva. 

O tratamento psicológico pode ajudar as pessoas a terem uma vida mais feliz, saudável e produtiva. 

Quando a psicoterapia é indicada?

A psicoterapia é indicada para todos que possuem qualquer dificuldade em lidar com um sentimento ou situação cotidiana. 

Além disso, pessoas que passaram por grandes traumas, como a morte de uma pessoa querida, qualquer tipo de abuso, diagnósticos de doenças graves, dependência química ou transtornos mentais (depressão ou ansiedade) devem procurar a ajuda de um psicoterapeuta. 

Algumas circunstâncias podem indicar a necessidade de realização de tratamento psicoterápico, como por exemplo:

  • Sentimento de tristeza e solidão por longos períodos de tempo
  • Dificuldades na resolução de problemas
  • Dificuldades para manter o foco nos estudos, trabalho e atividades rotineiras
  • Preocupação excessiva
  • Pessimismo e tensão constante 
  • Atitudes que prejudicam a si mesmo e aos outros

Quais transtornos podem ser tratados na psicoterapia?

Esse tratamento pode ser aplicado em diversos transtornos mentais, mas os mais comuns são: depressão, ansiedade, anorexia nervosa, TOC, transtorno de personalidade borderline, transtorno bipolar, demência, TDAH, esquizofrenia, autismo e estresse pós-traumático. 

A Clínica Liberty trata transtorno mental derivado de dependência química.

Para mais informações acesse: https://clinicaliberty.com.br/

Como a psicoterapia funciona?

As sessões de psicoterapia podem ser feitas de forma individual ou em grupo, sendo a segunda opção entre o casal, com familiares ou desconhecidos. As sessões geralmente duram de 30 a 50 minutos, mas podem durar mais tempo. 

Para que o tratamento funcione, é necessário que o paciente confie no profissional e se sinta confortável em conversar com ele. Muitos têm receio de contar seus problemas, mas algo que pode ajudar é saber que a confidencialidade entre médico e paciente é obrigatória. Por isso, o psicólogo não pode relatar o conteúdo das sessões para ninguém.

A duração do tratamento pode ser longa ou curta, pois pode ajudar com problemas imediatos, como também trabalhar com conflitos mais complexos, pessoais ou que já duram muito tempo. 

É o próprio psicólogo que determina o objetivo do tratamento e a frequência das sessões, avaliando as necessidades e condições do paciente. ]

Para descobrir essas questões, o profissional faz uma entrevista clínica psiquiátrica, gerando um diagnóstico e formas de se continuar com a terapia. Essas práticas são mencionadas no livro A Entrevista Psiquiátrica na Prática Clínica, escrito pelos psiquiatras Roger A. MacKinnon, Robert Michels e Peter J. Buckley. 

Também existem diversas abordagens terapêuticas dentro da psicoterapia. Algumas delas podem funcionar melhor dependendo dos problemas ou transtornos apresentados pelo paciente. O psicólogo também pode combinar medicamento e terapia como tratamento.

Quais são os benefícios da psicoterapia?

Além de ajudar as pessoas compreenderem melhor as causas de problemas psicológicos e dificuldades emocionais, a psicoterapia também auxilia no controle ou diminuição de sintomas que prejudicam a saúde mental do ser humano. 

Os primeiros fatores que conduzem a perda do contato com as situações reais da vida são sentimentos negativos que fazem a pessoa perder sintonia com relações afetivas, sociais e profissionais. Isso pode acontecer por conta da distorção da autoimagem  que influencia diretamente na sensação de bem-estar do indivíduo. E, se essas questões forem deixadas de lado, podem evoluir para uma condição de distúrbio mental.

O psicólogo ajuda o paciente a se sentir acolhido e confortável para que ele consiga relatar seus problemas. A partir disso, o profissional começa a gerar questões de reflexão para a pessoa, que começa o processo de autoconhecimento, essencial para tornar as escolhas mais certeiras e menos difíceis de serem tomadas. 

A dependência química pode causar algum transtorno mental?

Infelizmente, sim. Isso geralmente acontece porque o dependente químico sofre alterações psíquicas e comportamentais que modificam suas relações interpessoais e afetam sua vida pessoal,  familiar, social e profissional.

Na maioria dos casos, as pessoas começam o tratamento quando sentem que não estão bem ou por indicação de amigos e familiares. 

Não conseguir lidar ou resolver sozinho todos os problemas que resultam desta doença não é sinônimo de fraqueza. Por isso, buscar ajuda profissional é uma demonstração de coragem e amor próprio pois, cuidar da saúde e bem-estar é necessário e muito maior do que o preconceito e o julgamento crítico feito pela sociedade. 

A Clínica Liberty trata pessoas com transtorno mental derivado do abuso de álcool e drogas há 40 anos. Contate-nos e saiba mais sobre psicoterapia e outros tipos de tratamento.

(41) 3099-3507 de 8h às 18h 

(41) 3099-3501 de 18h às 8h  

(41) WhatsApp 99616-1295

https://clinicaliberty.com.br/



Website: https://clinicaliberty.com.br/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp