Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
18/06/2020 às 11h33min - Atualizada em 18/06/2020 às 11h33min

Com 1179 óbitos, Espírito Santo ainda tem 51 mortes em investigação para a covid-19

Segundo o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, os resultados demoram de 24 a 36 horas para serem divulgados

Da Redação

De acordo com a atualização mais recente do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), um total de 1.179 pacientes já morreram em decorrência do novo coronavírus no Espírito Santo. No entanto, este número pode ser ainda maior, pois ainda existem óbitos suspeitos da doença em investigação.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o resultado dos exames de 51 pacientes que morreram com suspeita da doença ainda não ficaram prontos. "Se a pessoa já tem material colhido antes do óbito, em uma unidade hospitalar, ela tem prioridade para que a família saiba a razão exata do óbito da pessoa. Nós estamos trabalhando para receber este resultado em 24 horas", disse.

Reblin ainda esclareceu que os resultados dos testes já foram normalizados e, atualmente, segundo ele, o prazo para a definição é de 24 a 36 horas, em média, após a coleta do material. "Estávamos com problemas de kits no Brasil. São dois tipos de kits: um que retira o material da coleta e outro que faz o exame. Nós temos o material para fazer o exame, mas estávamos com dificuldade naquilo que extrai o material. Já temos o abastecimento novamente. Já estão todos encaminhados e essa semana conclui a realização dos exames diariamente".

Atualmente, segundo Reblin, o Laboratório Central realiza em torno de 700 a 1200 exames diariamente, sendo prioritários os pacientes que estão internados ou que já vieram a óbito. Segundo ele, a remessa de exames encaminhados ao Paraná já está, praticamente, com todos os resultados entregues. "Na medida que são liberados no laboratório do Paraná são inseridos automaticamente e já aparecem no Painel Covid-19, atualizado diariamente", explicou.

Leitos

Na manhã desta quinta-feira (18), o panorama de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com a covid-19 na rede pública de Saúde mostra que 81,86% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados. São 656 leitos do tipo existentes em todo o estado. Destes, 537 estão em uso por pacientes.

Os leitos de enfermaria em todo o Espírito Santo somam 662, sendo 483 ocupados, representando uma taxa de 72,96% de ocupação. Somados, os leitos de UTI e enfermaria resultam em 1.318 em todo o estado, sendo 1.020 ocupados até o momento.

Casos

Até a tarde desta quarta-feira (17), segundo a atualização mais recente do Painel Covid-19, o Espírito Santo já soma 30.508 casos confirmados para o novo coronavírus. Deste número, 17.254 pessoas já estão recuperadas da doença.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp