Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/01/2020 às 10h19min - Atualizada em 23/01/2020 às 10h19min

Defesa Civil pede envio de tropas do Exército para cidades do Sul do ES

Pedido do órgão estadual foi feito após ofício do prefeito de Iconha, que requereu apoio dos militares para auxiliar a população da cidade

Da Redação
A Defesa Civil Estadual anunciou nesta quarta-feira (22) que pediu ao Exército o envio de tropas para auxiliar nos trabalhos de amparo às cidades do Sul do Estado, afetadas pelas fortes chuvas. A divulgação da medida aconteceu horas depois do prefeito de Iconha, João Paganini (PDT), encaminhar um ofício ao Governo do Espírito Santo, solicitando o apoio dos militares.

Além da solicitação da prefeitura, a ação também teve amparo na confirmação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a respeito do decreto estadual de calamidade pública, também nesta data. "Tendo isso em vista, a Defesa Civil Estadual requisitou ao comando do 38º Batalhão do Exército o envio de homens e equipamentos para os municípios atingidos", afirma a nota.


Ao todo, foram quatro os municípios que mais sofreram com as chuvas recentes: Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul.

MUDANÇA DE CENÁRIO
Há apenas um dia, durante a tarde desta terça-feira (21), o coordenador da Defesa Civil Estadual, André Có, tinha afirmado que não havia necessidade do envio do Exército para o Sul do Espírito Santo, apesar dos pedidos da população.

"O Corpo de Bombeiros disponibilizou 140 soldados apenas para a limpeza das cidades e estamos dando respostas dentro do que é preciso", defendeu. Apesar da declaração, o Coronel também garantiu que estava aberto o canal de comunicação entre o Estado e o Exército, adiantando que, caso necessário, poderia fazer o acionamento das tropas. "Há disponibilização de caminhões e efetivo, mas temos que articular melhor os recursos para não ter uma sobreposição deles", disse à época.

ICONHA: O PEDIDO DE AJUDA
Com caráter de "urgência urgentíssima", o prefeito João Paganini (PDT) enviou um ofício no início da tarde desta quarta-feira (22) ao Governo Estadual, solicitando o apoio das tropas. "Precisamos, sim, dessa ajuda. Quem está aqui não está dando conta. Iconha acabou. O Exército seria uma ajuda imensa nessa hora", defendeu.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
"Tendo em vista a solicitação do Prefeito de Iconha de envio das tropas do Exército para auxiliar os trabalhos de limpeza daquele município e, amparado pela confirmação do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, do Decreto Estadual de Calamidade Pública nesta data, a Defesa Civil Estadual informa que requisitou ao Comando do 38o. Batalhão do Exército o envio de homens e equipamentos para Iconha e também para os demais municípios atingidos pelas fortes chuvas na região sul do Espírito Santo".


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp