Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/03/2015 às 18h00min - Atualizada em 19/03/2015 às 18h00min

Presidente Kennedy registra novos pontos de incêndio em turfa

Defesa Civil será mobilizada para dar apoio no combate ao incêndio Moradores do interior relatam o incômodo provocado pela fumaça.

G1
Vegetação apresenta efeitos do fogo que queima sob a terra (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Os moradores da zona rural de Presidente Kennedy, na região Sul do Espírito Santo, há meses estão enfrentando os problemas provocados pelo incêndio em área de turfa. De acordo com eles, a forte fumaça que brota da terra vem incomodando por conta do forte cheiro. A situação vem sendo agravada por conta do solo seco e da pouca incidência de chuvas registradas na região. A turfa é formada pela decomposição de vegetais acumulados em terrenos alagadiços.

Na localidade de Areinha, os moradores contaram que precisaram adotar novos hábitos. "Com essa fumaça, o jeito é trancar a casa", explicou o lavrador Alieci da Silva. Ele ainda falou que trabalhos foram realizados para conter a queimada, mas não houve sucesso. "Os bombeiros estiveram aqui, mas não conseguiram apagar porque a turfa queima debaixo do chão, direto", completou.

As famílias destacaram que o horário em que o efeito da queimada é mais sentido é de manhã ou quando não está ventando. Isso ocorre porque o vento ajuda a espalhar a fumaça e diminuir o cheiro forte. "Fica ruim porque o 'bicho' é muito 'catingoso', parece coisa que está queimando pneu", comparou o também lavrador Zildo Barreto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil será mobilizada para dar apoio ao trabalho de combate ao incêndio na região, mas o procedimento que será adotado para diminuir os focos e acabar com as queimadas ainda não foi definido.

Previsão do Tempo
A forma mais eficaz de acabar com o problema seria a queda de chuva na região, segundo os bombeiros. A previsão do tempo realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), aponta que na noite desta quinta-feira (19) o município de Presidente Kennedy poderá contar com chuvas moderadas, que seguem até a manhã seguinte. Na sexta-feira (20), o dia deve ter chuvas leves com céu parcialmente nublado. Chuvas fracas estão previsas para o sábado (21) e domingo (22).

Grande Vitória
Os moradores da Grande Vitória também voltaram a sofrer com a fumaça do incêndio na área de turfa próxima ao monte Mestre Álvaro, na Serra. Os bombeiros informaram que grande parte do incêndio já foi controlado, mas novos focos surgiram em outros pontos. A área está sob observação dos militares que estão atentos para atender aos chamados de moradores da região. Por conta do fogo, tartaturgas foram encontradas mortas no local.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp