Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/01/2020 às 11h00min - Atualizada em 09/01/2020 às 11h00min

4 meses após assumir a secretaria de saúde, Jairo faz balanço da gestão

Da Redação - Por Fábio Jordão
Iniciando uma série de entrevistas do Portal Kennedy em Dia, o secretário de saúde Jairo Fricks Teixeira faz um balanço da sua gestão à frente da pasta. Ele conta que assumiu a secretaria no dia 03 de setembro de 2019 a convite do prefeito interino, Dorlei Fontão.

"Foi uma surpresa agradável, mesmo sabendo dos desafios que iria encontrar pelo caminho, depois de quatro meses estamos no caminho e 2020 será muito melhor para a saúde de Presidente Kennedy", disse em entrevista.

Jairo explicou que ao assumir a secretaria, convidou a Drª Rosângela Travaglia e o Drº Marcos Sobreira para serem seus braços técnicos na secretaria. No seu modo de administrar, não tem centralização do poder, quanto mais pessoas com responsabilidades, melhor.
 
"Drª Rosângela tem quase 20 anos trabalhando na saúde do município e já foi secretária da pasta e Drº Sobreira possui também uma vasta experiência, eu não poderia desenvolver o trabalho sem eles", comentou.

Ele explica que a secretaria só tinha orçamento até agosto, e que precisou da colaboração de outras secretarias do município para que remanejassem parte do orçamento para a saúde, para que ele pudesse trabalhar o restante de 2019.

Mesmo com o orçamento apertado, houve avanços. Agora todos os 12 postos de saúde possuem 01 médico, 01 enfermeiro e 01 psicólogo, foram contratadas 02 UTI móvel e 03 ambulâncias básicas.

O Pronto Atendimento Municipal (PAM) agora possui 03 médicos de plantão, sendo 01 plantonista socorrista (para ocorrências graves como acidente), e para as ocorrências de socorro, 01 enfermeiro, 01 técnico de enfermagem e 01 maqueiro, o laboratório de análises clínicas foi reativado, sendo um dos pacientes beneficiados, o prefeito Dorlei Fontão, que ao fazer um exame laboratorial foi identificada uma grave infecção urinária, sendo encaminhado imediatamente para um hospital em Cachoeiro de Itapemirim.

Ainda sobre o PAM, a unidade passou a ter um psicólogo 24h e a farmácia também passou a funcionar 24h. Para casos mais graves, o secretário conseguiu firmar convênio com 05 hospitais da região e mais 02 do governo do estado. Um feito gratificante foi colocar para funcionar o ônibus odontológico intinerante que segundo secretário estava parado há mais de 02 anos.

Ao ser perguntado sobre a falta de remédios na farmácia básica, Fricks respondeu afirmando que a falta se dá pelo baixo saldo para aquisição e que com o novo orçamento de 2020 tudo será normalizado até o fim de janeiro.

Sobre 2020 ele contou alguns planos: aquisição de 10 ambulâncias (previsão de 70 dias); compra de 02 UTI's e 02 microônibus; reforma das unidades de saúde da Sede, Jaqueira e Marobá; construção de um novo hospital e de um centro administrativo da saúde.

Jairo Fricks vem de família política, ele é neto do primeiro prefeito de Presidente Kennedy, Manoel Fricks Jordão (1973 à 1976). Ele foi na época o décimo secretário municipal nomeado pelo prefeito Dorlei.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp