Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/12/2019 às 13h00min - Atualizada em 10/12/2019 às 13h00min

Vídeo | Espuma aparece nas praias de Presidente Kennedy; Entenda o fenômeno

Da Redação
Foto: Vc Repórter
"Uma estranha espuma branca chama a atenção de quem caminha pelas praias de Marobá e Neves, litoral de Presidente Kennedy, na manhã de terça-feira (10). Um leitor do Kennedy em Dia enviou imagens para o grupo de whatsapp do Protal mostrando a grande quantidade de espuma acumulada à margem da praia de Marobá, o que provocou curiosidade dos moradores da região (Veja vídeo abaixo). 

De acordo com o oceanógrafo Carlos Eduardo Hofart, do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma coisa está ligada à outra. 

“Nesse período do ano, as ondulações marítimas aumentam pelo próprio clima. Isso faz com que o mar fique mais agitado e mexa com os sedimentos que se acumulam no fundo. Como as algas se alimentam desses sedimentos, elas se agitam e se reproduzem mais, provocando o que chamamos de ‘floração’”, explica.

Segundo Hofart, os flocos de espuma são as próprias algas que, agitadas pelas ondas, acabam se acumulando e ficando mais visíveis na praia. O oceanógrafo explica que o fenômeno é normal e dura apenas alguns dias, encerrando espontaneamente.

Risco para a pele
Segundo o especialista, o fenômeno inicialmente não causa problemas para quem entrar no mar. As algas são inofensivas à saúde. No entanto, é bom ter cautela até que se confirme que se trata, de fato, da floração dos organismos. “É preciso analisar amostras para termos certeza de que não se trata de uma espécie nociva ou até mesmo de poluição, mas, ao que tudo indica, não há riscos para a população”, pondera."


Um leitor do Portal Kennedy em Dia registrou o ocorrido e nos enviou as fotos. Seja um colaborador e envie sua notícia, flagra, sugestão de pauta, fotos e vídeos pelo WhatsApp número (28) 99955-4585 ou pelo e-mail [email protected].

Vídeo:

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp