Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
14/11/2019 às 18h18min - Atualizada em 14/11/2019 às 18h18min

Chuvas: Falta de estrutura de municípios é criticada pela Ales

Deputados comentaram em sessão nesta quarta (13) o despreparo de algumas prefeituras em situações emergenciais

Assessoria de Comunicação - ALES
Pazolini quer prioridade na destinação de recursos públicos estaduais a municípios atingidos / Foto: Tati Beling

Os transtornos causados pelas intensas chuvas que atingem diversas regiões do Espírito Santo foram abordados pelos parlamentares na sessão ordinária desta quarta-feira (13). Os deputados criticaram a falta de infraestrutura de alguns municípios do Estado, principalmente da Grande Vitória, para enfrentar emergências climáticas.

O deputado Lorenzo Pazolini (sem partido) falou sobre o Projeto de Lei (PL) 935/2019, de sua autoria e que está tramitando na Casa. O PL versa sobre a prioridade na destinação de recursos públicos estaduais a municípios atingidos por emergências, como as chuvas. O deputado deverá solicitar que a matéria tramite em regime de urgência..


“A intenção é facilitar a chegada desses recursos aos que necessitam. A emergência não espera e precisamos estar lado a lado com os gestores públicos, com um instrumento legal para que o auxílio chegue imediatamente”, disse.

Outros deputados também abordaram perdas ocasionadas pelas chuvas, como Santa Maria de Jetibá e Vila Velha.  Eles criticaram a falta de planejamento e conhecimento nas intervenções realizadas na rede fluvial da cidade canela verde. “O município passou por intervenções sem se ter conhecimento, de fato, da situação como um todo”, afirmou Hudson Leal (Republicanos), exibindo um mapa aéreo das áreas alagadas em Vila Velha.

Portos

A primeira edição do ‘Fórum de Desenvolvimento e Inovação: O Futuro do Espírito Santo’ foi outro tema abordado pelos deputados. Eles solicitaram ao presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra), deputado Marcelo Santos (PDT), que estenda o evento para o norte e noroeste capixaba, visando dar celeridade ao Porto de São Mateus.

Na terça-feira (12), a Coinfra esteve em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, para discutir entre outros assuntos inerentes ao desenvolvimento regional daqueles municípios, o início das operações do Porto Central, previsto para 2023.

“O Porto de São Mateus vai permitir o escoamento da produção na região além de eliminar centenas de carretas diariamente, melhorando o fluxo nas rodovias e diminuindo o índice de acidentes”, afirmou Enivaldo dos Anjos (PSD).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp