Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/08/2019 às 09h06min - Atualizada em 26/08/2019 às 09h06min

Sedes realiza primeira reunião do Conselho da Microrregião Litoral- Sul

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) promoveu, nesta quinta-feira (22), a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Litoral-Sul, em Piúma. O colegiado reúne os municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Itapemirim, Piúma, Rio Novo do Sul, Marataízes e Presidente Kennedy, e foi instituído em maio.

Para o secretário interino de Desenvolvimento e coordenador do Plano de Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, as reuniões são importantes instrumentos para que os conselhos elejam seus temas prioritários. 

“A microrregião litoral-sul listou vários segmentos como estratégicos, que serão compilados para serem definidos na próxima reunião. A partir desta seleção, podemos prosseguir com o Plano a fim de construir o diagnóstico territorial, momento no qual elaboramos estratégias que nos levarão aos melhores projetos para o conjunto de municípios”, explica Menegueli.

A próxima reunião acontecerá no dia 10 de outubro, em Rio Novo do Sul. Para o prefeito do município, Thiago Fiorio Longui – que preside a partir de agora o Conselho –, o encontro foi bastante positivo e esclarecedor. “Inicialmente fizemos um debate para expor as potências que a microrregião apresenta. Em seguida definimos o alinhamento para próximas reuniões. Nossa equipe está iniciando a execução de uma Secretaria Executiva, para que os próximos encontros sejam ainda mais efetivos para o Plano de Desenvolvimento”, declara.

Também estiveram presentes à reunião a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, e os conselheiros da microrregião: Everaldo Colodetti, representando o Bandes; o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri; os vereadores do município, Renato Lorencine e Richard Otoni Costa; a secretária de Desenvolvimento de Piúma, Shirlene Zetun Potratz; os representantes da Federação da Industria do Espírito Santo (Findes), Mauro Lúcio Peçanha de Almeida e Fernando Otávio Campos da Silva; o representante da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado (Femicro), Fernando Cezar Rodrigues da Silva;

Participaram ainda os representantes da Colônia de Pescadores Z-4, Carlos Belonta; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Denilson Destefani Deolindo; da Agência de Esporte e Lazer de Itapemirim (Adesli), Claudia Alves Villaça; e do Instituto Federal do Espírito Santo (fes) – Campus Piúma, Marcelo Fantini Polese. O Instituto Jones dos Santos Neves foi representado pela sua diretora de Estudos e Pesquisas, Eduarda La Rocque e pelo técnico Alexandre Passos.


Sobre o Plano de Desenvolvimento Regional

O Plano de Desenvolvimento Regional, sob a gestão conjunta da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes), Secretaria Estadual de Planejamento (SEP) e Instituto Jones dos Santos Neves, tem como o diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo o Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades.

Por meio do plano, estão sendo criados nove conselhos regionais de desenvolvimento, para o atendimento de nove microrregiões capixabas: central serrana, sudoeste serrana, litoral sul, central sul, Caparaó, Rio Doce, centro oeste, nordeste e noroeste. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os municípios da Região Metropolitana.

O objetivo dos conselhos regionais é criar um ambiente de articulação, integração de interesses das microrregiões, a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área para, dessa forma, buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp