O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Sul) e da Promotoria de Justiça de Presidente Kennedy, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagrou nesta sexta-feira (12/07) a Operação Caduceu. O objetivo é apurar o superfaturamento na compra de cirurgias, fraudes nos processos de aquisição e organização criminosa na área da saúde.
A operação busca apurar as responsabilidades dos investigados na organização criminosa que se beneficiava com o direcionamento de licitações e favores para aquisição de cirurgias particulares que poderiam ter sido realizadas pelo Sistema Único de Saúde.
Além do superfaturamento e direcionamento de licitação com compras de cirurgias, também há suspeitas de utilização dos recursos públicos para favorecimento de determinadas pessoas próximas à gestão municipal, especialmente nas proximidades das eleições municipais de 2016.
Participam da operação promotores de Justiça do Gaeco-Sul e os policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES.
Em nota, a Prefeitura de Presidente Kennedy informou que está à disposição para contribuir nas investigações e disponibiliza todas as informações necessárias para que o trabalho do Ministério Público seja realizado em sua plenitude. Concluiu a nota ainda afirmando que a atual gestão, que assumiu o Poder Executivo em 9 de maio desse ano, reforça o seu compromisso com a transparência e os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e publicidade.