O kennedense Bruno de Souza Ramos, conseguiu no início deste mês a publicação de um de seus artigos na Revista Científica Environmental Monitoring and Assessment. Bruno é formado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF).
O artigo é fruto de sua monografia apresentada no IFF em 2017 e escrita em colaboração um grupo de pesquisa durante o mestrado na UENF.
O estudo teve por objetivo avaliar 6 elementos (3 tóxicos e 3 importantes pro nosso organismo) e buscou comparar se há diferença nas concentrações destes elementos das carnes in natura de boi e frango para as carnes processadas (hambúrguer pronto de frango e boi, salsicha e nugget). Os itens industrializados avaliados se apresentam, de modo geral, bons para consumo e não trazem impactos para a população com uma dieta diversa, apesar de muito esperarem uma contaminação desses.
Os resultados do estudo apontam a necessidade para o monitoramento e avaliação de elementos-traço contaminante em vários compartimentos do ecossistema, visto que as carnes avaliadas refletem, em última instância, problemas desde a base da cadeia alimentar até seu topo. Análises de uso e ocupação do solo devem ser levadas em consideração na implantação de atividades que possam interferir na cadeia trófica, de modo a impedir a exposição de animais e humanos à contaminantes como os metais.
É a segunda vez que o kennedense consegue publicar um artigo em uma revista internacional, sendo a mais recente como autor principal. O estudante desenvolve estudos com uma equipe multidisciplinar na UENF e pretende em breve publicar um outro artigo que está sendo desenvolvido.