Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
18/06/2019 às 09h40min - Atualizada em 18/06/2019 às 09h40min

Secretaria de Saúde promove atividades de conscientização sobre a Doença Falciforme em Boa Esperança na próxima quarta-feira (19)

Assessoria de Comunicação - PMPK

Conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico e do tratamento da Doença Falciforme. Esse é o objetivo da Secretaria de Saúde, que irá realizar um evento de atendimento médico, palestra e teste rápido na próxima quarta-feira(19) às 8h30, na Unidade de Saúde de Boa Esperança. 

As atividades integram a celebração de 19 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme.

As atividades tem o objetivo também de apresentar os tratamentos da doença. Os portadores da doença recebem um atendimento multidisciplinar, composto por ações de hematologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, odontologia, serviço social e psicologia.

Doença Falciforme
A Politica Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Falciforme comemora em 19 de Junho, o dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. Essa data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 22 de Dezembro de 2008.

A doença falciforme é de origem africana, é uma das principais doenças genéticas do mundo, sua principal característica é a alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, essas células alteradas tomam a forma de foice e não circula facilmente pelos vasos sanguíneos, esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas.

No Brasil, devido ao processo de miscigenação que marca sua população, a Doença Falciforme apresenta, já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas importantes, o que representa um sério problema de saúde pública. A prevalência da doença falciforme é alta, no entanto, 80% das pessoas acometidas podem ter suas intercorrências e necessidades atendidas na Atenção Básica.

 

 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp