Ricardo Ferraço atende demanda histórica e vai autorizar obras na ES-162 em Presidente Kennedy
Após anos de espera e sucessivas reportagens do Kennedy em Dia, uma das principais demandas de infraestrutura de Presidente Kennedy finalmente começa a avançar. O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, estará no município na próxima segunda-feira (15), às 14h, na Praça Manoel Fricks Jordão, no centro da cidade, para assinar a ordem de serviço para ínicio das obras de recapeamento asfáltico e revitalização da sinalização da rodovia ES-162, que liga a sede do município à BR-101.
A agenda marca um importante passo do Governo do Estado sob a gestão de Ricardo Ferraço, que, poucos meses após assumir o comando do Executivo estadual, começa a dar resposta a uma reivindicação histórica da população kennedense.
A ES-162 é considerada uma via estratégica para Presidente Kennedy, sendo a principal ligação do município com a BR-101 e fundamental para o deslocamento diário de moradores, transporte escolar, escoamento da produção agrícola e fortalecimento da economia local. Nos últimos anos, no entanto, a rodovia acumulou reclamações devido ao pavimento deteriorado, buracos, remendos constantes e falta de melhorias estruturais.
Desde 2024, o Portal Kennedy em Dia intensificou a cobrança sobre a situação da rodovia, encaminhando demandas oficiais ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), cobrando explicações sobre a demora nas intervenções e acompanhando de perto cada etapa do processo.
Em diferentes respostas à reportagem, o DER-ES chegou a informar que o projeto da rodovia estava pronto, mas sem dotação orçamentária e sem previsão de licitação. Mesmo diante da falta de respostas concretas, o Kennedy em Dia manteve o tema em evidência, cobrando posicionamentos do órgão e questionando diretamente o Governo do Estado sobre os prazos para melhorias.
Já sob o governo Ricardo Ferraço, começaram as primeiras movimentações práticas. Em recente resposta ao Kennedy em Dia, o DER-ES confirmou a realização de levantamentos técnicos no trecho da ES-162, incluindo topografia, medições e análises do pavimento, indicando que ações concretas começavam a ser preparadas.
A assinatura da ordem de serviço agora simboliza não apenas um avanço aguardado há anos, mas também o resultado de uma combinação entre vontade política, cobrança institucional também pelo prefeito Dorlei Fontão e de vereadores, pressão legítima da sociedade e da imprensa por meio do Kennedy em Dia.
Além do recapeamento do pavimento, a obra também prevê revitalização da sinalização da rodovia, medida considerada essencial para ampliar a segurança de motoristas e reduzir riscos de acidentes no trecho.
Para muitos kennedenses, o anúncio representa um novo momento para a ES-162. E, após anos de promessas, cobranças e expectativas, a população finalmente começa a enxergar uma resposta concreta.