Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/06/2019 às 16h23min - Atualizada em 04/06/2019 às 16h23min

Empresário alvo da Operação Rubi negocia delação premiada

O empresário Marcelo Marcondes, flagrado levando dinheiro vivo à casa da prefeita, pode assinar acordo de colaboração com o MPES, segundo o site Gazeta Online

Gazeta Online

O empresário Marcelo Marcondes Soares, preso na Operação Rubi, negocia um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Estadual (MPES). Ele está no Centro de Detenção Provisória de Viana 2.

Ele está preso desde 8 de maio, quando foi pego levando dinheiro vivo à casa onde vivem a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta (PSDB), e o companheiro dela, o ex-secretário José Augusto Rodrigues de Paiva (MDB). Ambos também estão presos.

Conforme apurou o Gazeta Online, há interesse do empresário em delatar, mas a negociação com membros do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) ainda está na etapa da discussão das contrapartidas, dos benefícios a serem concedidos.

Não é possível, segundo as informações colhidas pela reportagem, dizer nem se o acordo será realmente homologado, ato que cabe ao Poder Judiciário. Apenas que há interesse das duas partes envolvidas na negociação em celebrar o acordo.

Marcondes Soares é um dos sócios da empresa Limpeza Urbana Serviços LTDA. A firma, segundo o MPES, está no centro do esquema criminoso de pagamento de propinas e direcionamento de contratos em prefeituras do Sul do Estado.

A investigação sustenta que o empresário saía do Rio de Janeiro, onde vive, para fazer pagamento de propina a José Augusto de Paiva, então secretário de Desenvolvimento Econômico de Presidente Kennedy, uma vez por mês. O esquema teria começado em 2014.

Três dessas visitas para pagamentos foram flagradas pelos investigadores. José Augusto é quem realmente detinha poder político na cidade, com forte influência sobre sua companheira, a prefeita Amanda Quinta.

Além de Kennedy, a Limpeza Urbana também presta serviços em Marataízes, que também entrou na mira do MPES. Até entrada para show do Cirque du Soleil empresários pagaram para o prefeito da cidade. Empresas de transporte público também são alvo.

No dia 17 de maio, o MPES ofereceu denúncia contra investigados na Operação Rubi. O órgão ministerial pede a condenação dos denunciados pelos crimes de organização criminosa, crime de responsabilidade de prefeito, corrupção passiva e ativa e falsidade documental. O caso está sob sigilo.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp