Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/05/2019 às 12h05min - Atualizada em 11/05/2019 às 17h15min

Operação Rubi: Secretário de Assistência Social é preso em sua residência

Da Redação
Foto: Reprodução Facebook
Mais um desdobramento da Operação Rubi aconteceu na manhã deste sábado(11) em Presidente Kennedy. O secretário de Assistência Social, Leandro da Costa Rainha, foi detido em sua residência por volta de 10h30 e encaminhado para a delegacia de Itapemirim para depor e após será levado para o presídio de Xuri, em Vila Velha.

Por decisão do TJES, o secretário estava afastado desde quinta-feira(09) da função pública e de ter acesso às dependências de órgãos públicos.

 

Atualização às 17h15 - Além de Leandro, o contador Isaias Pacheco do Espírito Santo; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Presidente Kennedy, José Augusto Rodrigues de Paiva; a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel; o empresário Marcelo Marcondes Soares; e o motorista Cristiano Graça Souto tiveram a prisão preventiva decretada. O empresário José Carlos Marcondes Soares, que está foragido, teve a prisão temporária convertida em preventiva pelo relator do processo no TJES, atendendo a requerimentos do MPES. 
 

Operação Rubi
A operação Rubi deflagrada na tarde da última quarta-feira(08) em Presidente Kennedy em que a residência da prefeita de Presidente Kennedy foi um dos alvos da operação, cumpriu cinco mandados de prisão temporária, cinco mandados de afastamento funcional de agentes públicos e 11 mandados de proibição de acesso às dependências de órgãos públicos.

Também foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão pelos agentes do Gaeco, sendo nove em Presidente Kennedy, cinco em Marataízes, dois em Jaguaré, um em Piúma, um em Cachoeiro de Itapemirim, um em Linhares, um em Jerônimo Monteiro, dois na Grande Vitória, e dois no Estado do Rio de Janeiro, emitidos pelo juízo da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo.

Na prefeitura de Presidente Kennedy, os policiais do Gaeco tiveram objetivo de fazer busca e apreender contratos e procedimentos licitatórios que envolviam as empresas, Limpeza Urbana Serviços LTDA ME, M J Marcondes Locação e Serviços EIRELI ME, Auto Mecânica Andrade LTDA ME, Costa Sul Transportes e Turismo LTDA, Emanuel Transportes e Turismo LTDA ME, e Porto Velho Turismo  LTDA ME, todas alvos das investigações.


A Operação Rubi foi baseada em informações de ex-funcionários da empresa de limpeza urbana. O promotor de Justiça Vitor Anhoque Cavalcanti acredita que desde o início do contrato essas transações aconteciam, apesar do Ministério Público ter acompanhado duas delas.

As investigações, que duraram aproximadamente um ano, colheram fortes indícios do envolvimento de agentes políticos e servidores municipais no recebimento de propina de empresários dos ramos de limpeza pública e transporte coletivo como contraprestação a benefícios financeiros em licitações e contratos e possível enriquecimento indevido dos envolvidos.


Os crimes investigados são: organização criminosa; fraude em licitações; lavagem de dinheiro; corrupção ativa e passiva; e falsidade documental.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp