Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/04/2019 às 09h54min - Atualizada em 01/04/2019 às 09h54min

Remédios podem ficar até 4,33% mais caros a partir desta segunda-feira

Valor, definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ficou acima da inflação de 2018.

Folha Vitória

O preço dos remédios vendidos no País pode aumentar até 4,33% a partir desta segunda-feira (01). O valor, definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ficou acima da inflação de 2018, que fechou o ano em 3,75%.

De acordo com o Ministério da Saúde, o percentual é o teto permitido de reajuste. Cada empresa pode decidir se vai aplicar o índice total ou menor. Os valores valem para os medicamentos vendidos com receita.

Ainda segundo a pasta, o cálculo é feito com base em fatores como a inflação dos últimos 12 meses – o IPCA, a produtividade das indústrias de remédios, o câmbio e a tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos publica, todo mês, no site da Anvisa, a lista com os preços de medicamentos já com os valores do ICMS – o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, que é definido pelos estados.

As empresas que descumprirem os preços máximos permitidos ou aplicarem um reajuste maior do que o estabelecido podem pagar multa que varia de R$ 649 a R$ 9,7 milhões.

Dica 

Uma das alternativas para quem faz uso contínuo de remédios, se tiver condições, é antecipar as compras para driblar o aumento dos preços por um tempo. A diretora de uma rede de Drogarias em Vitória, Rossine Cosendey, disse que o estabelecimento está se preparando para ajudar a população.  “Nos preparamos para conseguir manter os preços antigos de todos os medicamentos, assim nosso consumidor tem mais tempo para adquirir os remédios que necessita antes do aumento dos preços”, afirmou. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp