Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/02/2019 às 16h43min - Atualizada em 16/02/2019 às 16h43min

Em meio à crise do governo com Bebianno, Onyx se reúne com Bolsonaro no Palácio do Alvorada

Ministro Onyx (Casa Civil) não falou com a imprensa após o encontro. Bebianno (Secretaria-Geral) se desgastou com o presidente após ser desmentido por um dos filhos de Bolsonaro.

G1

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro na residência oficial do Palácio da Alvorada no fim da manhã deste sábado (16). O encontro ocorreu em meio à crise envolvendo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.

Onyx ficou cerca de uma hora com o presidente. Ele chegou ao Alvorada dirigindo o próprio carro e, de vidros fechados, não quis falar com a imprensa nem na chegada nem na saída.

A situação de Bebianno dentro do governo se desgastou nesta semana, principalmente depois que ele foi desmentido em uma rede social por um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro. A postagem foi compartilhada por Jair Bolsonaro.

A crise com Bebianno começou após o jornal "Folha de S.Paulo" ter publicado reportagens sobre suspeitas de candidatos "laranjas" do PSL nas eleições do ano passado. O partido era presidido pelo agora ministro.

Nos últimos dias, a permanência do ministro no cargo começou a ser colocada em dúvida. Em uma entrevista à TV Record, Bolsonaro afirmou que, se Bebianno estiver envolvido em irregularidades, não terá outro "destino" a não ser "voltar às suas origens".

Interlocutores da Presidência dão como certa a demissão do ministro e dizem que a situação dele é "insustentável". No entanto, há um grupo dentro do governo que acha que ainda pode haver uma reconciliação entre Bolsonaro e Bebianno.

À "Folha de S.Paulo", também neste sábado, Bebianno disse que a "tendência" é ele ser exonerado.

Mais cedo, na madrugada, o ministro postou em sua rede social uma citação de um escritor sobre lealdade. "O desleal, coitado, viverá sempre esperando o mundo desabar na sua cabeça", diz parte do texto. Outro trecho afirma: "E repare: quando perdemos por ser leal, mantemos viva a honra. Saímos de qualquer lugar com a cabeça erguida ao carregar no coração a lealdade".

Em meio à crise do governo com Bebianno, Onyx se reúne com Bolsonaro


Conversas

Ao longo da sexta-feira, integrantes do governo tentaram debelar a crise e manter Bebianno na equipe.

Bolsonaro chegou a participar de uma reunião na sexta no Palácio do Planalto com ministros e o próprio Bebianno.

Estavam também o vice-presidente, Hamilton Mourão, Onyx Lorenzoni, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno. Eles fizeram um apelo para encerrar a crise, mas o clima estava tenso.

Depois houve um encontro reservado entre o o presidente e Bebianno. Mas Bolsonaro apontou o ministro como o responsável por vazamentos de informações do governo para a imprensa e o clima entre eles continuou pesado.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp