Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
08/02/2019 às 09h08min - Atualizada em 08/02/2019 às 09h08min

Tragédia de Brumadinho, 15º dia de buscas: número de mortes sobe para 157

Corpo de Bombeiros usou pela primeira vez 250 aparelhos de geolocalização nesta quinta-feira (7). Mesmo em dia de chuva, cerca de 50 homens e 16 máquinas fizeram resgates.

G1

 

Mesmo com chuva, cerca de 50 homens e 16 máquinas reviram a lama, nesta sexta-feira (8), no 15º dia de buscas em Brumadinho, na Grande BH.

Até o momento, 157 mortes foram confirmadas na tragédia. Outras 182 pessoas continuam desaparecidas.

De acordo com a corporação, 250 aparelhos de geolocalização ajudam os militares que trabalham na zona quente, uma novidade que começou a ser usada.

De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, o equipamento permite a localização em tempo real de cada bombeiro, que pode solicitar apoio e socorro.

Ainda segundo o tenente-coronel, a tecnologia marca, por exemplo, quantos passos foram dados por cada bombeiro e por onde eles passaram.

Corpo de Bombeiros usa 250 aparelhos de geolocalização no 15º dia de buscas em Brumadinho.

 

Nova ponte

A reconstrução da ponte que liga o distrito de Casa Branca a Brumadinho começou a ser feita nesta quinta. A estrutura foi levada pela onda de lama do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, da Vale.

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil, o acesso será refeito pela Vale e deve ficar pronto em até três semanas.

A Rodovia Alberto Flores é a principal forma de acesso de Casa Branca a Brumadinho. Por isso, a interdição tem complicado a vida dos moradores.

 

Visita de ministra

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, esteve na região. Ela e Sérgio Queiroz, secretário nacional de proteção global, falaram que vão "listar barragens" em perigo e fornecer dados às empresas.


O governo também vai exigir treinamentos para evacuação de populações em risco. Não foram dados prazos para essas medidas.

"Deixamos um recado muito duro para a Vale. Nós não vamos deixá-los quietos. Vamos estar acompanhando e cobrando medidas da Vale no âmbito de direitos humanos", comentou Damares.

 

Números da tragédia

  • 157 mortos confirmados – 134 identificados (veja a lista)
  • 182 desaparecidos (veja a lista)
  • 192 resgatados
  • 393 localizados


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp