Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
07/02/2019 às 10h19min - Atualizada em 07/02/2019 às 10h19min

Queimadas castigam município vizinho a Presidente Kennedy

V Notícia

O município de São Francisco de Itabapoana tem sido bastante atingido nos últimos dias por diversas queimadas. Durante essa terça-feira, 05, uma grande área de vegetação de restinga, entre as Praias de Santa Clara e Gargaú, foi atingida pelo fogo. 

No decorrer do dia o Corpo de Bombeiros foi acionado, e controlou o incêndio, entretanto, à noite, o fogo voltou, consumindo uma enorme área.

A prefeita Francimara Azeredo Barbosa Lemos esteve no local acompanhando o trabalho de secretários municipais, funcionários da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e populares, que se uniram para combater o incêndio com abafadores improvisados com galhos de árvores, além de um equipamento adquirido pelo Meio Ambiente para apagar pequenos focos. Francimara fez transmissões ao vivo pelo Facebook do local do incêndio. O fogo foi controlado.

Provocar queimadas é um crime ambiental. Há indícios de que essas queimadas que estão atingido o município são criminosas. O problema é potencializado devido à grande seca que atingiu a região no mês de janeiro. A população deve ficar atenta também aos riscos quando se joga ponta de cigarro ou materiais que podem propiciar o surgimento do fogo, como vidro.

As queimadas criminosas podem estar sendo praticadas por pessoas que teimam em limpar quintais colocando fogo na vegetação ou ainda renovar áreas de pasto ateando fogo à antiga vegetação.

Nos últimos dias também aconteceram queimadas numa grande área de restinga da Praia de Lagoa Doce, na Praia de Guaxindiba, na Rua Daud Salomão Acruche, que fica no Centro e na área de transbordo que fica atrás da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

“A queimada tem várias vertentes cumulativas. Desde a ordem de perdas ambientais, em espaços de ecossistemas importantes, por exemplo, até mesmo na saúde pública, haja vista o atendimento a pessoas vítimas da inalação da fumaça, além do surgimento de doenças como bronquite, que tendem a aumentar com as queimadas”, explicou Ilzomar Soares, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. Outros prejuízos lembrados são o aumento da sensação térmica e das complicações para a produção agrícola.

Soares ressalta, por fim, para que “os moradores e visitantes não façam queimadas em seus quintais, usem a coleta programada e vistoriem os mangotes e válvulas dos fogões para uso correto”.

Em casos de pequenos incêndios, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 17h, a população pode ligar para o Canal Verde através do telefone (22) 9.8161-6713. Nas demais situações, o 193 deve ser acionado.

O Meio Ambiente adquiriu no mês de janeiro de 2019 um equipamento, que foi instalado em uma caminhonete do órgão, para apagar pequenos incêndios. A estrutura é composta por uma bomba, uma caixa d’água com capacidade para armazenar mil litros e uma mangueira especial.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp