Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/01/2019 às 09h33min - Atualizada em 11/01/2019 às 09h33min

'Vídeo Show' chega ao fim e lista 35 momentos marcantes na história do programa

Programa tem última edição na TV Globo nesta sexta-feira (11) após 35 anos no ar. Relembre apresentadores, quadros, aberturas e curiosidades.

G1

Nesta sexta-feira (11), chega ao fim o "Vídeo Show" após 35 anos no ar. Inicialmente apresentado aos domingos, a atração passou por diversas reformulações e contou com vários apresentadores, vinhetas.

Mas nunca perdeu a trilha instrumental de “Don’t stop ‘till you get enough”, de Michael Jackson, como referência. Em clima de despedida, reunimos estes e outros momentos marcantes ao longo dos 35 anos de história do programa. Confira:

 

1) Estreia

A estreia do “Vídeo Show” aconteceu em 20 de março de 1983. De início apenas relembrava programas e momentos da TV que marcaram história e estavam na memória dos telespectadores. Imagina: em tempo sem Google e YouTube, o resgate de imagens era um acontecimento.

 

2) Comando de Tassia Camargo

A primeira apresentadora do programa foi Tassia Camargo, que ficou no comando durante 19 episódios.

 

3) Troca-troca

Com a saída de Tassia Camargo, o programa teve uma fase de troca-troca, quando diversos artistas se revezaram no comando da atração. Entre eles, apresentaram Maitê Proença, Dênis Carvalho, Fernanda Torres, Nuno Leal Maia, Julia Lemmertz, Myriam Rios, Reynaldo Gonzaga, Carla Camurati, Roni Von, Geraldo Correia, Teresinha Sodré, Eva Wilma, Paulo Cesar Grande, Paulo Goulart, Tony Ramos, Debora Bloch, Patrícia Pillar, Cissa Guimarães, Malu Mader, Paulo Betti e Lúcia Veríssimo.


4) Trilha sonora

A versão acústica de “Don’t stop ‘till you get enough”, de Michael Jackson, marcou a história do programa em suas aberturas. Assim que o som da vinheta subia, todos sabiam que o programa ia começar.

 

5) Primeira abertura

Imagens de shows, filmes, esportes e do jornalismo que marcaram o ano de 1983 eram exibidas ao som de “Don’t stop ‘till you get enough” na primeira abertura do programa.

 

6) Troca por bailarinos

Quatro anos depois, as imagens de arquivo foram substituídas por um balém dançando ao som instrumental do hit de Michael Jackson.

 

7) Sai balé, entra a logomarca

A opção dançante durou um ano, dando lugar a imagens diversas sendo projetadas nas letras que compõem o nome do programa.

 

8) Primeira reportagem

A primeira reportagem de bastidores do programa aconteceu dois anos após sua estreia. Em 1985, a atração esteve na gravação da novela “A Gata Comeu”.

 

9) E os parabéns vão para...

Um marco do programa que permaneceu até seus últimos dias foram os parabéns para os aniversariantes da semana. A estreia desse momento aconteceu em 15 do abril de 1989.

 

10) Programa diário

“Vídeo Show” começou a ser exibido primeiramente aos domingos e depois passou para os sábados. Mas após 11 anos no ar, mostrou que realmente já estava consagrado ao se tornar um programa diário.

 

11) Mudança de cenários

No começo, o “Vídeo Show” contava com um estúdio repleto de fotos de artistas. Ao longo dos anos, passou por uma apresentação no meio de uma ilha de edição, ganhou o clima de uma sala de estar com uma TV ao centro e passou por diversas mudanças até a sala de vidro que deixava visível as ruas dos Estúdios Globo.

 

12) Falabella e seu encerramento icônico

Em 1987, Miguel Falabella se tornou apresentador, voltando como comentarista nos últimos anos da atração. Em ambas as participações, marcou a história do programa com seu encerramento icônico, o tradicional namastê, onde juntava as mãos e abaixava a cabeça enquanto as luzes do estúdio se apagavam. O apresentador se consagrou na atração por sua informalidade. Até hoje, ele é o rosto mais lembrado no comando do programa.

 

13) Cissa Guimarães

A dupla, sem dúvida, é a mais conhecida na história do programa. Juntos, os dois ficaram no ar por mais de dez anos. Ambos retornaram para a atração em outros momentos para matar a saudade dos telespectadores.

 

14) A garota que quebra o coco...

Até o bordão entre eles marcou história. Falabella costumava apresentar amiga Cissa como "a garota que quebra o coco, mas não arrebenta a sapucaia”.

 

15) Gentem como a gente

Cissa não ficou apenas no posto de apresentadora. Ela também atacava de repórter e, no quadro Gentem Como a Gente, realizava o sonho de muitos fãs: passar o dia ao lado de uma celebridade. No encontro, sempre rolava momentos bem divertidos. Luiz Fernando Guimarães inaugurou o quadro, mostrando seu momento malhação.

 

16) Marcelo Tas em dose dupla

Durante o período que comando o programa, Marcelo Tas se revezava com um personagem criado e interpretado por ele, o Cabeça Branca. O rapaz vivia dentro de um aparelho de televisão. Ao falar sobre o Cabeça Branca certa vez, Taz disse que ele era “bastante normal, só um pouco pálido, como deve ser uma figura que nunca saiu de dentro de um tubo de TV”.

 

17) Falha Nossa

O quadro Falha Nossa era esperado por muitos telespectadores, que aguardavam para ver os erros dos atores e apresentadores em gravações de novela e outros programas da grade da Globo. O riso era certo com as falhas e gafes de todo o elenco.

 

18) Susana Vieira sem paciência

Mas as gafes não ficavam apenas nos bastidores. Em 2009, ficou para a história do programa o momento em que Susana Vieira arranca o microfone das mãos de Geovanna Tominaga e diz: “Dá licença, eu vou pegar o microfone dela sabe porquê? Porque eu não tenho paciência pra uma pessoa que está começando. E ela está começando e sou mais agitada”. Quando Tominaga pede para que Susana lhe ensine alguma coisa, a atriz rebate: “Não vou te ensinar não, porque não sou apresentadora.

 

19) Álbum de Família

O quadro era outro queridinho dos telespectadores. Em uma era onde não existia redes sociais, os artistas apresentavam ali fotos particulares e mostravam um pouco mais de suas famílias e momentos mais íntimos e particulares.

 

20) Túnel do Tempo

Outro quadro que marcou história no programa foi o Túnel do Tempo, criado em 1991. Nele, momentos especiais transmitidos na televisão anos antes eram recordados, fossem eles fatos jornalísticos, cenas de novelas ou apresentações musicais.

 

21) Lembrança do primeiro beijo

Um dos destaques do quadro foi quando Walter Forster e Vida Alves, protagonistas do primeiro beijo da televisão brasileira na novela “Sua Vida me Pertence”, deram uma entrevista para Renata Ceribelli no dia em que se celebrava 43 anos do marco histórico.


22) Mudança de horário

O programa fez história sendo exibido por volta das 13h40. Mas durante o mês de abril de 1998, a atração foi ao ar às 17h.


23) Retrô

De 2003 a 2012 o programa ganhou um especial de fim de ano, que era apresentado por André Marques e Ana Furtado. A atração fazia um resumão do que acontecia ao longo do ano e somava a quantidade de beijos, socos e pontapés, batidas e acidentes nas gravações.

 

24) Mudança de André Marques

André Marques ficou 12 anos à frente do programa, de 2002 a 2013. Ao longo desse período, ele mesmo tirava onda de seus 158 Kg no ar e se chamava de fofinho ou aparecia em cenas de gravações comendo junk food. Logo após deixar o programa, se submeteu a uma cirurgia bariátrica, perdendo 75 quilos.

 

25) Show da Virada

Você já deve ter se acostumado com o Show da Virada, quando diversos artistas cantam no programa que marca o réveillon. Mas a atração musical começou apenas em 1998. No ano anterior, quem marcou a data foi o “Vídeo Show Especial”, comandado por Miguel Falabella, Cissa Guimarães e Renata Ceribelli.

 

26) Angélica comanda game

Em 2011, o programa ganhou o “Vídeo Game”, um duelo entre artistas que ia ao ar ao final da atração e era comandado pela apresentadora Angélica.

 

27) Estreia na Globo

Durante a licença-maternidade de Angélica em 2005, quando a apresentadora deu à luz Joaquim, sua substituta foi Fernanda Lima. O quadro foi a estreia da apresentadora na Globo.

 

28) Paródias de cenas

Angélica também fez história no programa com um quadro onde fazia uma paródia de cenas da teledramaturgia ao lado de André Marques. Em 2004, os dois se transformaram nos personagens Lucas e Jade, papeis de Murilo Benício e Giovanna Antonelli na novela “O Clone”.

 

29) Otaviano Costa e Monica Iozzi

A dupla Otaviano Costa e Monica Iozzi apresentou o programa entre 2015 e 2016. Ela se despediu do programa deixando no ar um possível retorno: "Talvez não seja um adeus, talvez seja um até logo". Mas não rolou.

 

30) Reencontros

Outro quadro que fez história no programa foi o Reencontro Marcado, que coloca frente a frente atores que trabalharam juntos em novelas do passado. A estreia foi com Renata Sorrah e Sonia Braga, que atuaram juntas em “Chega Mais”, de 1980.
 

31) Mais reencontros

Quando o programa fez 35 no ar, o “Vídeo Show” levou ao palco alguns do ex-apresentadores. Se reuniram Ana Furtado, Renata Ceribelli, André Marques, Marcelo Tas, Mônica Iozzi, Joaquim Lopes, além de Sophia Abrahão e Otaviano Costa.

 

32) Celebrações

O vídeo show não celebrava apenas os aniversários do programa, mas também importantes datas com especiais, como o programa que festejou os 30 anos da primeira novela diária, em 1993, os 35 anos de “Fantástico”, em 2008; e os 45 anos da TV Globo, em 2010.

 

33) Recordar é viver

Tarcício Meira, Laura Cardoso e outros veteranos das telinhas estiveram no programa para recordar momentos e personagens marcantes de suas histórias.

 

34) Calçada da Fama

O “Vídeo Show” também teve sua calçada da fama. No quadro comandado por Zeca Camargo, artistas como Susana Vieira, Deborah Secco, Letícia Spiller, Claudia Raia e tantos outros deixaram suas marcas. O quadro foi realizado de novembro de 2013 a fevereiro de 2014.

 

35) E para fechar...

Sem dúvida, o último programa “Vídeo Show” será um dos marcos da televisão brasileira. Com 35 anos de exibição, a atração deixou sua história nas telinhas.as.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp