Vinte e seis sites de Câmaras Municipais no ES foram invadidos (Foto: Paulo Cordeiro/TV Gazeta)
Vinte e seis sites de Câmaras Municipais do Espírito Santo e a página de uma prefeitura do interior do estado foram invadidos por hackers na noite desta quarta-feira (22) e madrugada desta quinta-feira (23). Não houve danos graves. Os responsáveis ainda não foram identificados.
Todas as páginas são administradas pela mesma empresa, que informou que o invasor não conseguiu entrar nos bancos de dados. Isso significa que os sites não chegaram a ficar fora do ar e também não foram roubadas ou trocadas informações e dados. Segundo a empresa, apenas que acessou um endereço muito específico conseguiu perceber alguma alteração, mas todas as mudanças já foram reparadas.
O consultor de tecnologia Gilberto Sudré explicou que tipo de ataque foi esse. "Foram ataques que desconfiguram o site, ou seja, o atacante acessa e altera alguma imagem, algum texto, como forma de mostrar que ele conseguiu quebrar a segurança e conseguiu desconfigurar o site", disse.
A orientação de Sudré para as empresas é de que sempre sejam feitos testes e atualizações nos sistemas de segurança. É que hackers estão sempre criando novas técnicas para invadir os sites. Sistemas que hoje são seguros, amanhã podem ser frágeis.
"Nada na internet é 100% seguro, sempre tem algum tipo de vulnerabilidade. O que acontece é que quem fornece esse tipo de serviço deve fazer testes periódicos, verificando a existência de vulnerabilidades e a correção dessas falhas. E aí, quando o usuário acessar um site que está acostumado e notar alguma cosia diferente, deve desconfiar que pode ser uma questão falsa", explicou o consultor.