Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/07/2018 às 10h37min - Atualizada em 10/07/2018 às 10h37min

Porto Central abre oportunidades para Cachoeiro

O assunto foi debatido entre o prefeito de Cachoeiro Victor Coelho (PSB) e o diretor-executivo do Porto Central, José Maria Vieira Novaes

Fato
O prefeito Victor Coelho (PSB) e o diretor-executivo do Porto Central, José Maria Vieira Novaes, se reuniram ontem

Cada vez mais próximo de se tornar realidade, o Porto Central abre leque de boas oportunidades não apenas para Presidente Kennedy, onde será construído, mas, também, para Cachoeiro de Itapemirim, maior e mais estruturada cidade da região.

O assunto foi debatido na tarde desta segunda-feira (09), em encontro entre o prefeito de Cachoeiro Victor Coelho (PSB) e o diretor-executivo do Porto Central, José Maria Vieira Novaes, no gabinete da Prefeitura. 

Novaes apresentou o cronograma de instalação do empreendimento, hoje completamente licenciado. As obras devem começar no segundo semestre de 2019 e se estender por dois anos e meio, na primeira fase, que terá foco na indústria do petróleo, para depois expandir para outras cargas, como grãos e contêineres.

Ele alertou sobre o aumento da demanda de cargas, que exigirá soluções rodoviárias em Cachoeiro por onde boa parte delas virá. A Prefeitura, por sua vez, estuda a implantação de contorno a partir de São Joaquim, até a BR-101, antigo projeto da Rodovia do Caramba, readequado às necessidades geradas pela implantação do porto.

Para tal investimento, no entanto, o prefeito Victor Coelho pediu o apoio do Porto Central, na viabilização de recursos. Outra pendência importante, é a ampliação do aeroporto municipal. Prefeitura e Porto devem se unir em busca de alternativa para executar a obra, que já tem projetos nos governos estadual e federal, mas que ainda não têm data para sair do papel.

Além de demandar a estrutura já existente, o Porto Central pode ser atrativo de empreendimentos importantes para Cachoeiro. O secretário de Fazenda, Rogélio Pegoretti Amorim também participou da reunião e falou sobre o planejamento do município para a atração de empresas, com incentivos fiscais.

A instalação de Porto Seco em território cachoeirense foi cogitada. Assim como a utilização de rochas e até cimento produzido em Cachoeiro nas obras do porto. Novas reuniões dever ocorrer para avançar nestas propostas.

Ferrovia

Durante a reunião, Novaes salientou a importância da ferrovia Vitória x Rio para o empreendimento. Ele pediu apoio do prefeito Victor Coelho para ajudar a demover o governo federal de levar para o centro-oeste os investimentos que seriam feitos pela Vale como compensação dos danos ambientais que provoca, em troca da antecipação da concessão, por mais 30 anos, da ferrovia Vitória x Minas.

O prefeito assentiu. Disse que pretende fazer movimento junto a outros prefeitos da reunião para pressionar o governo federal para que a ferrovia seja efetivamente construída no Espírito Santo.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp