03/07/2018 às 15h00min - Atualizada em 03/07/2018 às 15h00min

Ferraço promete ir à Justiça para manter nova ferrovia até Kennedy

Folha do ES

O senador Ricardo Ferraço (PSDB) promete recorrer até à Justiça para evitar mais uma manobra do governo federal contra o Espírito Santo. A tentativa do Executivo federal seria, agora, orientar ou admitir que a mineradora Vale invista no Centro Oeste os recursos da renovação antecipada da concessão da ferrovia Vitória-Minas.

Com participação ativa do governo capixaba nas tratativas, as negociações oficiais com o governo federal e a companhia privada garantiam que o dinheiro pago pela Vale, no ato da nova outorga, seria destinado à construção de uma nova ferrovia ligando Vitória até Presidente Kennedy. Na cidade sul-capixaba de grande produção petrolífera está em vias de instalação o complexo industrial e portuário do Porto Central. Assim, o novo ramal conectaria os arranjos produtivos e os corredores de importação e exportação, fortalecendo a economia do Estado e a logística a produção e transporte de commodities.

“Venho denunciar esta manobra, esse gol de mão inaceitável. O governo federal não pode aceitar, admitir ou mesmo orientar que a Vale faça investimentos na região Centro-Oeste, como resultado da renovação da concessão da Vitória-Minas, em lugar de investir aqui no Espírito Santo, onde temos grande impacto social, econômico e ambiental”, frisa Ferraço. E complementa: “Não podemos e não aceitaremos. Vamos brigar pela ampliação da ferrovia até Presidente Kennedy, onde temos projetado o Porto Central. Vamos às ultimas consequências, e, se for o caso, recorreremos à Justiça contra essa violência e essa covardia contra o Espírito Santo e os capixabas”, frisa o senador.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp