Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
18/08/2022 às 14h06min - Atualizada em 18/08/2022 às 16h00min

Projeto garante presença de intérprete de Libras para acompanhar paciente surdo em hospital

Hoje, a lei já garante acompanhante em estabelecimentos de saúde para idosos e pessoas com deficiência física ou visual

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/898235-projeto-garante-presenca-de-interprete-de-libras-para-acompanhar-paciente-surdo-em-hospital/
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputada Carmen Zanotto discursa no Plenário da Câmara.

Deputada Carmen Zanotto discursa no Plenário da Câmara.

A autora da proposta, deputada Carmen Zanotto

O Projeto de Lei 1752/22 autoriza a entrada e a permanência, em hospitais e clínicas, de intérprete de Libras para acompanhar paciente com deficiência auditiva que necessite de cuidados médicos. O texto, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência, está sendo analisado ela Câmara dos Deputados.

Segundo a proposta, caso a entrada do intérprete não seja possível, o estabelecimento de saúde deverá disponibilizar um profissional treinado para assistir o paciente com deficiência.

“A presença de um tradutor/intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para a comunicação do paciente com os profissionais de saúde, permitindo que ele transmita, de maneira exata, o que sente”, observou a autora do projeto, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

A parlamentar ressaltou ainda que a legislação brasileira já prevê o direito à presença de um acompanhante em estabelecimentos de saúde para as pessoas que necessitem de alguma forma de auxílio, como idosos e pessoas com deficiência física ou visual.

Tramitação
O texto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/898235-projeto-garante-presenca-de-interprete-de-libras-para-acompanhar-paciente-surdo-em-hospital/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp