Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
12/08/2022 às 18h31min - Atualizada em 14/08/2022 às 00h16min

Consumidores inadimplentes quitam dívidas negativadas de serviços básicos como água e luz, revela Serasa Experian

7 em cada 10 débitos contraídos no setor de Utilities em abril foram recuperados em até 60 dias após a negativaç

SALA DA NOTÍCIA Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, 70,5% das dívidas dos consumidores do setor de Utilities, que foram negativadas em abril, foram recuperadas em até 60 dias após esse mês de negativação. Em seguida, o setor de Bancos e Cartões registrou uma taxa de ressarcimento de 62%. No cenário geral, que agrupa todos os segmentos, o mês registrou um percentual de 55,4% em relação ao crédito recuperado no país, número que mostra leve desaceleração se comparado a março, quando o índice marcou 57,6%. Veja mais dados no gráfico abaixo:



De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o modelo de consumo por prioridade também se estende à quitação de dívidas negativadas. “Com a alta dos preços e o menor poder de compra, os consumidores têm recuperado, principalmente, dívidas de serviços que consideram fundamentais, como os de Utilities. Essa lógica também se aplica ao segmento de Bancos e Cartões para que a população continue tendo acesso ao crédito, que tem sido um aliado no fechamento das contas do mês”.
 
O recorte por região mostra que o Sul teve o melhor desempenho, com percentual de 59,1%. Em sequência estão: Nordeste (57,6%), Centro-Oeste (56,0%), Sudeste (53,6%) e Norte (52,4%). Confira a visão estadual na íntegra no gráfico abaixo: 



Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
 
Combate à inadimplência: Serasa disponibiliza negociação de dívidas sem juros 

Em função do cenário atual da economia, a Serasa convocou executivos de diversos setores para buscar alternativas para ajudar milhões de brasileiros a pagar as suas contas atrasadas. Durante todo o mês de agosto, a ação oferecerá parcelamento de dívidas sem juros. “É a maior ação de negociação com parcelamento sem juros já realizada no Brasil”, diz Ignacio Dameno, diretor do Serasa Limpa Nome. No período, serão disponibilizadas mais de 48 milhões de débitos para renegociação em até 36 vezes sem juros. Os tradicionais descontos de até 90%, sempre oferecidos pela plataforma, também estão mantidos.
 
O consumidor pode conferir se tem parcelas sem juros disponíveis por meio dos canais oficiais da Serasa:
  • Site: serasalimpanome.com.br
  • App Serasa no Google Play e App Store
  • Ligação gratuita 0800 591 1222
  • WhatsApp 11 99575–2096
 
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp