Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
12/08/2022 às 14h15min - Atualizada em 12/08/2022 às 14h15min

Após duas mortes por AVC em menos de uma semana em Presidente Kennedy, população fica em alerta

Principal causa de morte no Brasil

kennedyemdia.com.br
Da redação Kennedy em Dia

Presidente Kennedy registrou duas mortes em menos de cinco dias por AVC (acidente vascular cerebral), e população ficou apreensiva por conta de um problema de saúde que mata ou pode deixar sequelas graves. As vítimas recentes foram o pastor Presbiteriano, Ivan Ribeiro e a funcionária pública, Luciana Garcia. O Kennedy em Dia preparou um material para agregar ao seu conhecimento sobre, mostrando sintomas e como podemos evitar. Não deixe de ler.

AVC
O acidente vascular cerebral (AVC) voltou a ser a causa de mortes mais comum no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Neurologia. Isso se deu, principalmente, por conta do recuo da pandemia da Covid-19 nos primeiros quatro meses do ano.

Entre janeiro e abril de 2022, os AVCs e infartos foram as principais causas de mortes no Brasil. De acordo com dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, foram registradas 32.127 mortes por AVC e 32.093 por infartos.


O que é o AVC
O AVC é uma doença grave, que representa uma alteração no fluxo sanguíneo do cérebro humano. Os acidentes vasculares cerebrais se dividem em dois tipos: isquêmico, que é o mais comum e menos grave, e hemorrágico, mais raro, mas muito mais grave.

O AVC isquêmico se dá quando os vasos sanguíneos são entupidos por uma trombose ou embolia, este tipo de acidente vascular cerebral corresponde a 80% dos casos. Já o AVC hemorrágico acontece quando os vasos sanguíneos do cérebro se rompem.


AVC sempre causou muitas mortes

O acidente vascular cerebral sempre foi a principal causa de mortes no Brasil, além dos óbitos, é uma das razões mais recorrentes para o aparecimento de sequelas e incapacitação de pessoas no mundo inteiro.

Apesar de mais comum em idosos, os jovens também correm risco de serem vítimas de um derrame cerebral. O diagnóstico precoce de um AVC é fundamental para evitar sequelas e mortes por conta da doença.

Entre os principais sintomas do AVC estão dificuldade em andar, falar e compreensão, paralisia ou dormência na face, perna ou braço, perda temporária da visão, tontura, vertigem e confusão mental, dor de cabeça de forte e persistente.

Os principais sintomas de AVC são:

Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem. Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente. Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença.

O paciente ainda pode apresentar dificuldade na fala, conversando de forma devagar e confusa. Alterações sensitivas, como cegueira, mudanças nos níveis de consciência, sonolência e confusão mental também aparecem. São registradas ainda queixas de dor de cabeça repentina, aumento de pressão intracraniana e náuseas e vômitos. 


Como evitar
Obviamente, a melhor forma de driblar um derrame é evitar os fatores de risco modificáveis. "Mas você pode ter um AVC mesmo assim. Porém, é importante deixar claro que em cerca de 80% dos casos a pessoa poderia ter feito algo para mudar o desfecho. Você precisa fazer atividade física, controlar seu peso, gordura abdominal e a pressão arterial, reduzir o colesterol, não abusar do álcool, evitar o estresse, não fumar e fazer acompanhamento médico," disse Letícia Januzi, neurologista vascular do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas. A neurologista vascular Andrea Almeida, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, afirma que controlar alguns fatores pode diminuir muito os casos.

"Há um aumento de 50% a 54% no risco de AVC se você tem hipertensão. Então, veja o tamanho do benefício de você controlar sua pressão. O diabetes pode aumentar a probabilidade de AVC em 13%, o estresse em 23%. É necessário se cuidar," concluiu Almeida.

Saiba mais aqui.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp