Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/08/2022 às 13h10min - Atualizada em 06/08/2022 às 00h01min

Comissão de Cultura debate regulamentação da profissão de restaurador-conservador

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/901931-comissao-de-cultura-debate-regulamentacao-da-profissao-de-restaurador-conservador/
Divulgação/Governo de São Paulo
Cultura - geral - restauração museus obras públicas conservação reformas investimentos operários trabalhadores arte arquitetura preservação patrimônio histórico (restauração do Museu do Ipiranga, São Paulo-SP, 30/8/20)

Cultura - geral - restauração museus obras públicas conservação reformas investimentos operários trabalhadores arte arquitetura preservação patrimônio histórico (restauração do Museu do Ipiranga, São Paulo-SP, 30/8/20)

Proposta que regulamenta profissão de conservador-restaurador tramita na Câmara

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados debate na quinta-feira (11) a regulamentação do exercício da profissão de conservador-restaurador em nível técnico e para graduados. A realização do debate foi solicitada por diversos parlamentares.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), uma das que propuseram o debate, é relatora na Comissão de Trabalho do Projeto de Lei 1183/19, da deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), que trata da regulamentação dessa atividade profissional.

Erika Kokay explica que o Ministério da Educação reconhece os cursos superiores e técnicos na área de conservação e restauração de bens culturais móveis, sendo os técnicos em Conservação-Restauração de Bens Culturais devem atuar sob orientação e supervisão dos profissionais graduados em instituições de ensino superior.

“O trabalho realizado por esses profissionais, ou seja, de preservar o bem cultural do nosso País, seja documental e/ou artístico, de assegurar o passado do nosso povo, de reavivar a cultura nacional, merece ser valorizado com a regulamentação de suas profissões”, defende.

Foram convidados, entre outros:
- a professora do curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG e Advogada, Lupehuara da Conceição Gomes de Zevallos;
- o professor de Ciências da Conservação, Escola de Belas Artes (UFMG), Luiz Antonio Cruz Souza; e
- a diretora da Faculdade de Conservação e Restauro da UFPA, Roseane da Conceição Costa Norat.

Confira a lista completa de convidados 

O debate será realizado ás 15 horas, no plenário 8.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/901931-comissao-de-cultura-debate-regulamentacao-da-profissao-de-restaurador-conservador/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp