Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
02/08/2022 às 17h55min - Atualizada em 03/08/2022 às 00h00min

Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” chega a Igarapé e Mateus Leme

A ação de incentivo à leitura já esteve em mais de 90 cidades, contemplando cerca de 900 mil alunos

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza

 

No dia 5 de agosto (sexta-feira), o projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino por Minas Gerais” chegará ao município de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por onde passa, o programa incentiva os estudantes de escolas públicas a desenvolverem, por meio da leitura, diversas formas de artes. Em Igarapé, a abertura da ação, coordenada pelo Instituto Fernando Sabino, será realizada no Centro de Educação Complementar de Igarapé (Ceci), a partir das 9h.

Na ocasião, será realizado um workshop para apresentar aos pedagogos, agentes culturais, autoridades locais, patrocinadores e o público em geral os diferenciais do projeto. Haverá ainda a exibição de um documentário sobre a história do escritor. Na semana que vem as ações chegarão a Mateus Leme.

De acordo com o filho de Fernando Sabino e presidente do Instituto, Bernardo Sabino, o projeto visa incentivar a leitura, além de aproximar os estudantes da cultura mineira e da história do autor. “Durante quatro meses, as escolas desenvolvem pesquisas, trabalhos, em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Esta metodologia cria um grande envolvimento dos participantes (pedagogos, alunos e suas famílias), mobiliza a comunidade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura e à escrita. A ideia é promover a interação em grupo, além de identificar vocações e reforçar a autoestima das crianças”, pontua.

Para o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, a exposição reforça a importância da arte e da cultura para fortalecer a formação educacional das pessoas. "A educação não pode ser só uma educação instrumental. Ela deve ir além da matemática, português, geografia, história e ciências. É muito mais que isso. Afinal, só a leitura desenvolve a capacidade crítica e de abstração das pessoas. Todas as artes são importantes, mas acredito que a leitura é uma arte insubstituível", ressalta.

A iniciativa é uma realização do Instituto Ondular e do Instituto Fernando Sabino, com produção da Tropical Eventos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, e tem o patrocínio da Mineração Usiminas e Instituto Usiminas.

Projeto Encontro Marcado

Em seus 15 anos de trajetória, com mais de 90 edições realizadas, o Encontro  Marcado com Fernando Sabino MG envolveu cerca de 800 mil alunos de escolas estaduais e municipais. O objetivo central é incentivar a leitura em prol da cultura. Em cada edição, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após esta etapa é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, que acontece simultaneamente com as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula.

Por onde passa, o Projeto doa coleções de livros e filmes para instituições públicas, além de distribuir exemplares de revistas com obras do escritor para todo o aluno participante.   

Serviço - Encontro Marcado com Fernando Sabino em Igarapé

Data: 5 de agosto

Local: Centro de Educação Complementar de Igarapé (Ceci) - Rua Primeiro de Maio, 100 - São Sebastião, Igarapé - MG

Horário: 9h

Atrações:

- Presença de autoridades e patrocinadores

- Workshop com Bernardo Sabino

- Exibição de documentário

 

Assessoria de imprensa - Interface Comunicação

Lorraine Souza

[email protected]

(31) 98455-8458 (WhatsApp e ligações)

 

 


 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp