Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/08/2022 às 16h04min - Atualizada em 01/08/2022 às 17h10min

Cinco iniciativas LGBTQIA+ para ficar de olho

Sabemos que não são tempos fáceis para quem luta por direitos no Brasil. Por conta disso, listamos cinco iniciativas LGBTQIA+ que estão buscando a inclusão e a diversidade pra ficar de olho.

SALA DA NOTÍCIA Júlia Paolieri
 

A maioria das companhias nacionais e estrangeiras estão se colocando cada vez mais, em prol da comunidade LGBTQIA+ pelo mundo todo. Definitivamente não são tempos fáceis para quem luta por igualdade social e direito das minorias no Brasil e em todo o mundo. Por conta disso, listamos cinco iniciativas que estão buscando a inclusão e a diversidade. 

 

Gay Blog BR

É um portal de notícias criado em setembro de 2017, após perceber uma grande dificuldade de criar espaços em veículos de comunicação com temas relacionados à comunidade LGBTQIA+. "O projeto inicial, criado em julho de 2011, focava na criação e publicação de conteúdos humorados com foco no público gay. Chamado "Não é gay se”, o projeto ironizava notícias com falas tidas como machistas e rapidamente ganhou engajamento, sendo pioneiro no humor LGBTQIA+ nas redes sociais", comenta Vinícius Yamada, editor chefe do site. 

A missão do Gay Blog sempre foi organizar e tornar informações acessíveis com linha editorial otimista, positivista e, em alguns casos, humorada. A intenção é que o leitor nunca sinta medo de ser LGBTQIA+, logo, são raras as notícias de violência contra a comunidade, por exemplo. Notícias que empoderam e entretêm são especialidades da casa. Entre as principais editorias de notícias estão cultura, direito, educação, esportes, tecnologia, lazer, consumo, estilo de vida, marketing, mercado, política, saúde, turismo e entrevistas. 

 

Prêmio Ibest

Diferentes causas e movimentos acham cada dia mais espaço nas redes sociais para se posicionarem e, principalmente, atraírem a atenção e engajamento do público. Muitas vezes, eles são impulsionados por influenciadores que se identificam e apoiam as mesmas, principalmente dentro do movimento LGBTQIA+ e nas questões de acessibilidade e inclusão. Diante de tantas novas referências, é um desafio conhecer quais são os conteúdos e influenciadores mais relevantes.

 

O Prêmio iBest é um dos maiores prêmios do Brasil, seja pela abrangência de suas 87 categorias, seja pelo volume de votação popular. A seleção dos melhores do Brasil é feita com o apoio de um algoritmo do iBest que procura, quantificar e comparar a relevância digital de cada iniciativa, em todas as principais redes sociais, em sites e apps, e com o apoio de uma votação prévia.

Para apoiar o entendimento de quais são as melhores e mais relevantes iniciativas nacionais, o iBest pelo segundo ano consecutivo lança a categoria de Diversidade e Inclusão e LGBTQIA+, sobre os quais os brasileiros irão votar para eleger os campeões do país em 2022.

 

O portal de notícias Gay Blog foi indicado nos dois anos na categoria LGBTQIA+. "No ano passado, também fomos selecionados entre os 10 maiores criadores de conteúdo da categoria. Estar, pela segunda vez nessa premiação tradicional, antes de tudo é uma agradável surpresa, pois a seleção é feita em votação prévia do público e apoio de um algoritmo próprio do iBest (IRD), que quantifica e compara a relevância digital de cada iniciativa. É um reconhecimento, na verdade, bastante importante e significativo para nós LGBTs, não apenas profissionalmente, mas pela história de cada um dos colaboradores que chegaram até aqui sendo quem são", explica Vinícius Yamada.

 

CasaNem

Símbolo de luta, resistência e poder, a CasaNem, no Rio de Janeiro, é onde transexuais, travestis e transgêneros encontram acolhimento, apoio e até uma nova família para chamar de sua. É importante ressaltar o quanto lugares como esta casa, administrada somente por ativistas trans, ajudam a resgatar a autoestima de quem é alvo constante de preconceito e rejeição, principalmente transvestigêneres, na maioria das vezes expulsos de casa assim que revelam sua identidade de gênero.

 

A CasaNem é onde direitos mínimos conseguem ser garantidos e onde muita gente encontra motivos para seguir em frente com um sorriso estampado no rosto. É onde a liberdade de ser o que bem entende é respeitada, admirada e aplaudida de pé.

 

Museu da Diversidade Sexual / Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo

O primeiro museu institucionalizado do Brasil que salvaguarda, pesquisa, difunde as memórias da comunidade LGBT. Embora não contenha exposições virtuais, a visita ao site vale a pena para conhecer seu amplo leque de ações.

 

Capacitrans

Com foco na capacitação profissionalizante e empreendedorismo, o Capacitrans RJ é um projeto social que possui ações voltadas à inclusão e ao resgate da cidadania para pessoas trans, travestis e LGBIs do Rio de Janeiro, e que tem como um de seus principais objetivos o combate de estigmas e discriminações. A iniciativa é hoje a primeira pré-aceleradora e incubadora de negócios de pessoas trans e travestis do Brasil, população esta que sofre os mais diversos tipos de violência diariamente em nosso país. Por meio do estímulo da profissionalização e desenvolvimento de novos negócios, o projeto oferece caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e com um mercado de trabalho mais inclusivo. Entre os parceiros que somam ao projeto estão organizações como o Itaú, Fundo Elas, C&A, Unilever, Paróquia São Lucas e diversos outros. 


 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp