Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/08/2022 às 16h10min - Atualizada em 01/08/2022 às 17h10min

Programação de agosto do Educativo do CCBB SP dialoga com a Exposição Movimento Armorial 50, que tem Ariano Suassna como expoente

Dentre os destaques estão a ação cênico-musical em formato de cortejo pelas ruas do entorno do edifício do CCBB SP

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Lucas Gonzaga
O universo da recém-inaugurada exposição Movimento Armorial 50 anos, que celebra o importante movimento artístico criado no Recife por Ariano Suassuna (1927-2014), é o mote para a série de atividades interativas, lúdicas e criativas que o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo preparou para mês de agosto.

E como destaque desta programação, o público será convidado a visitar a exposição por meio de uma Ação Cênico-Musical em formato de cortejo que percorrerá trechos das ruas do entrono do edifício do CCBB SP, reunindo acrobatas, pernas-de-pau, malabares e músicas tocadas em pandeiro e asalato. Vale ressaltar que, para esta atividade, a equipe do Programa Educativo compôs uma série de canções originais em ritmos como xote e baião, que dialogam com o conceito da mostra e remetem ao universo dos cordéis.


As canções relembrarão a história de grandes figuras do cangaço nordestino, porém, de linhagens diferentes imaginando como seria, por exemplo, o encontro de Dadá e Corisco, que lutaram ao lado de Lampião, com a sobrevivente do cangaço, Aristeia.

 Outro destaque da programação são as oficinas Xilogravura, que convidarão os visitantes a escolher uma matriz de obra original de J. Borges, um dos maiores mestres nesta técnica, e levar a reprodução para casa.

O Folclore brasileiro, que em agosto é reverenciado, também ganhou uma atividade especial. O CCBB Educativo apresentará o espetáculo “Brasil em Versos Populares”, com músicas e histórias que fazem parte do povo brasileiro. Em cena, os atores e músicos entoarão canções, acompanhados por violão, flauta, rabeca e sanfona, para contar lendas e histórias de personagens como Curupira e Mula sem Cabeça.

A programação traz ainda o projeto Hora do Conto, narração de histórias realizada pelos educadores do CCBB SP mesclando técnicas de teatro de sombras e manipulação de bonecos com números musicais. A programação trará os contos O Manto de Iansã, O Pavão Misterioso e Tem Alguém Aí?.

Para os fãs da literatura, o Programa Educativo do CCBB SP realizará ainda a atividade Livro Vivo, focada na leitura compartilhada e formação de leitores. Serão lidos trechos das obras A Árvore das Lembranças (Britta Teckentrup), A Pirilampéia e dois meninos de Tatipurum (Joel Rufino dos Santos), Só sei que foi assim (Fernanda de Oliveira), Tio flores: uma história às margens do rio São Francisco (Eymard Toledo) e Cordel Do Rio Chico (Jorge Fernando dos Santos).

Na área musical, haverá a Oficina de Música Roda Banto, que proporcionará uma experiência rítmico-corporal, estimulando interações entre os participantes e instigando a presença ativa e consciente no espaço por meio de instrumentos como triângulo, alfaia, ganzá, caixa e agogô. A ação é baseada em manifestações das culturas populares brasileiras (como roda de samba, roda de capoeira, roda de jongo e roda de coco), que incentivam a experimentação do fazer rítmico-musical de forma coletiva e utiliza-se do corpo como instrumento.

Já para as famílias com crianças bem pequenas, as atividades Pequeníssimas Mãos (voltada para os pequenos de 0 a 3 anos) e Pequenas Mãos (acima de 3 anos), propõem uma experiência lúdica de musicalização. Durante os encontros, a equipe do Programa Educativo do CCBB SP buscará, por meio de atividades de musicalização, brincadeiras ou vivências, estimular a motricidade ampla e fina e desenvolver a consciência corporal, a socialização e os sentidos dos participantes.

Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]. Já para o público geral que deseja participar das atividades do Educativo, os ingressos devem ser retirados pelo site da Eventim ou na bilheteria do CCBB.

Importante ressaltar que que parte da programação também é realizada em sessões com tradução simultânea em libras.

CCBB EDUCATIVO

O CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz e do patrimônio do prédio que abriga o CCBB. Visitas, atividades de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para bebês e crianças, encontro com professores e eventos em datas comemorativas compõe a programação.

Programa multidisciplinar de arte e educação do Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB Educativo apresenta atividades 100% gratuitas, mediante retirada de ingresso no site ou no app do Eventim ou na bilheteria do CCBB com 1h de antecedência (mediante disponibilidade).


Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp