Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
20/07/2022 às 13h35min - Atualizada em 20/07/2022 às 13h35min

Porsche pintado com tinta 99% preta vira "máquina de matar invisível"; veja

kennedyemdia.com.br

Você já deve ter visto muita coisa escura, mas 'ver' é justamente algo que uma loja de automóveis japonesa tentou evitar ao criar o 'carro mais preto do mundo' com o uso da 'Musou Black', considerada uma das tintas mais escuras do planeta e que pode absorver até 99,4% da luz visível.

Um vídeo, lançado há 10 dias pela Pit One Customs, mostra o passo a passo da pintura de um Posche 911 com o uso dessa tinta, na cidade de Gifu, no Japão.

O veículo fica tão escuro que parece uma montagem, já que as curvas e as linhas do carro ficam quase imperceptíveis. Somente é possível distinguir o carro por outros elementos que não foram pintados, como os faróis e a placa.

Qual o diferencial dessa tinta?

A 'Musou Black' é uma das maiores criações da empresa Koyo Orient Japan e foi lançada em dezembro de 2020. Em sua página oficial, a empresa afirma que pretende dar vida a criações escuras de todas as pessoas, como um custo mais baixo, e faz um alerta irônico: só não se torne um ninja!

Essa não é a primeira empresa a buscar um tom tão de preto. Em 2014, a companhia britânica Surrey NanoSystems lançou o 'Vantablack', que é considerado ainda mais preto que o 'Musou Black', por absorver 99.965% da radiação. A cor também foi aplicada em um carro, o no X6 Coupé da BMW no Salão de Frankfurt, em 2019.

A diferença entre as tintas, no entanto, está em sua finalidade. A 'Vantablack' foi desenvolvida para pintar satélites e tem um custo elevado, afinal é feito com uma alta tecnologia de nanotubos de carbono, com paredes tão finas quanto um átomo.

Essas estruturas absorvem a luz que toca a superfície, prendendo os fótons até que sejam quase completamente absorvidos. Quase como um 'buraco negro'. Seu uso é apreciado no espaço, onde pode contribuir na visualização de estrelas distantes.

Já a 'Musou Black' é uma tinta acrílica 'comum', feita à base de água e voltada para o campo artístico, assim como o envernizamento. Isso torna a aplicação mais simples e muito mais acessível a todos.

Na internet, é possível até mesmo comprar a Musou Black por preços que podem chegar a US$ 20 .

Qual o perigo de um tom tão escuro?
O principal risco de uma cor tão preta está justamente no fato de que ninguém consegue ver os objetos a olho nu. Um boneco pintado com essa tinta colocada em um fundo preto fica praticamente invisível. A explicação está pela tinta ser capaz de não refletir as luzes que incidem no objeto, o que impede que as cores (ou falta delas) chegue até o olho humano.

Agora, imagine um carro com essa cor circulando à noite. Ele poderia virar uma "máquina de matar invisível", já que dificilmente o pedestre conseguiria distinguir a forma do carro vindo em sua direção - a não ser pelos faróis acesos, claro, mas que ainda assim causariam confusão na mente do transeunte.

Na internet, o vídeo da Pit One Customs dividiu opiniões. Enquanto alguns voltaram as atenções para a beleza do carro, a maioria se disse preocupada em ver um veículo desses circulando durante a noite.

Alguns dizem ter medo do número de acidentes que esse carro pode provocar e outros apostam que um caminhão, por exemplo, facilmente passaria 'por cima desse Porsche' exatamente por ser impossível de vê-lo. Houve até quem rotulasse o carro de 'armadilha mortal'.

Não é à toa que o vídeo da Pit One Customs precisou de um longo trabalho burocrático para ser produzido e a empresa precisou de uma série de liberações das autoridades locais para fazer as gravações nas ruas. Além disso, claro, o carro ainda não tem uma autorização oficial para ser produzido em larga escala e rodar por aí.

O vídeo foi mais uma demonstração de como ficaria um carro com um tom tão escuro, o que acabou dando mais visibilidade à loja de automóveis e também à tinta.

Também vale lembrar que, mesmo que houvesse uma autorização, o tom escuro do Musou Black não duraria tanto no carro, se usado diariamente. Afinal, como é feito à base de água, essa tinta é muito mais vulnerável a outros elementos, como a chuva, e não há revestimento ou acabamento protetor sobre a pintura.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp