Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
13/07/2022 às 10h07min - Atualizada em 13/07/2022 às 10h07min

​Prefeitura de Presidente Kennedy enfrenta falta de medicamentos pela ausência de matéria prima global

População reclama a falta de remédios

kennedyemdia.com.br
Da Redação Kennedy em Dia
A Prefeitura de Presidente Kennedy veio a público nesta terça-feira (12) informar à população as causas da escassez de parte dos medicamentos disponibilizados na rede municipal de saúde.

Municípios, hospitais e farmácias apontam que as principais causas dessa escassez são externas: a alta do dólar, a instabilidade pela guerra na Ucrânia e o abre e fecha por causa da Covid na China, principal fornecedora de matéria-prima para medicamentos e embalagens.


Segundo a nota da prefeitura, o desabastecimento de medicamentos já está sendo considerado um problema de Saúde Pública que afeta todo o mundo, diante do cenário pós-pandemia.

Ainda segundo a nota, dentre os principais motivos etá a escassez de insumos para a indústria farmacêutica e a crescente demanda, que contribui para manter a inflação em alta e preços impraticáveis.

"No Município a situação não é diferente, muitos medicamentos constantes da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) não tem sido adquiridos em consequência dessa oscilação de preços, resultando em tentativas repetidas de aquisição sem sucesso. Contudo, 214 (56,02%) dos 382 itens padronizados são adquiridos pelo Município. Ou seja, praticamente mais da metade dos itens. Isso tudo para expandir o acesso aos medicamentos dos munícipes. Analisando todo o contexto Municipal, é possível concluir que quanto maior o rol de medicamentos ofertados, maior será a falta deles diante de um período crítico como o que estamos vivenciado." , informou a Prefeitura de Presidente.

E finaliza. "Diante deste contexto, a alternativa é a prescrição racional, com medicações padronizadas e disponíveis na rede pública, sempre que possível e somente mediante avaliação do profissional prescritor.

Vale ressaltar que a Administração e a Assistência Farmacêutica vêm cobrando e adotando medidas urgentes e cabíveis para solucionar essas questões o mais breve possível."


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp