Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
27/06/2022 às 20h59min - Atualizada em 28/06/2022 às 00h01min

Marinha anuncia criação de lancha não tripulada para monitoramento

Veículo vai reforçar o monitoramento das fiscalizações nas águas brasileiras, além de contribuir com pesquisas desenvolvidas nas principais universidades do país.

Últimas Notícias
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-06/marinha-anuncia-criacao-de-lancha-nao-tripulada-para-monitoramento
A Marinha do Brasil anunciou nesta segunda-feira (27) o desenvolvimento do Projeto Veículo de Superfície Não Tripulado – Experimental (VSNT-E). A medida vai reforçar o monitoramento das fiscalizações nas águas brasileiras, além de contribuir com pesquisas desenvolvidas nas principais universidades do Brasil.





A embarcação foi adaptada a partir da lancha Urca-III, que recebeu a instalação de uma série de sistemas eletrônicos que permitem a operação remota. Segundo a Marinha, o veículo desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav) vai estimular o desenvolvimento tecnológico no segmento de sistemas não tripulados.



Entre as vantagens do veículo remoto está a não exposição da vida de operadores a riscos inerentes a determinadas regiões de operação, como por exemplo, em operações de varredura de minas. Outro aspecto ressaltado é a redução de custos da operação e a complexidade da logística atrelada.



A tecnologia também foi apresentada para universidades e outras organizações militares. De acordo com a Marinha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de São Paulo (USP) já demonstraram interesse.







Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-06/marinha-anuncia-criacao-de-lancha-nao-tripulada-para-monitoramento


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp